Sonic: conheça 5 fatos curiosos sobre a franquia

Ouriço mais famoso do mundo surgiu em 1991 e, até hoje, é um dos ícones da cultura pop

Correio Braziliense
postado em 09/02/2023 15:33
 (crédito:  )
(crédito: )

O Sonic é considerado a franquia mais importante da SEGA, desenvolvedora japonesa de jogos eletrônicos. Desde o seu lançamento, em junho de 1991, pelo Mega Drive, o ouriço mais famoso do mundo dos games conquistou milhões de fãs e, até hoje, permanece como um ícone da cultura pop.

Sonic também dominou as telonas dos cinemas recentemente com seu segundo filme. A recepção, de público e de crítica, do “Sonic 2” foi bastante positiva, superando o seu predecessor e sendo a maior bilheteria de um filme baseado em jogos nos Estados Unidos até o seu lançamento. Esse cenário trouxe o “sinal verde” para a produção de uma série exclusiva do personagem Knuckles, baseado no universo do filme. A produção do terceiro longa foi confirmada para 2024.

A popularidade de Sonic não deixa dúvidas sobre como grandes franquias conseguem se renovar e sobreviver à barreira do tempo, adentrando gerações e produzindo uma nova leva de fãs. Esse, claramente, é o caso do adorável ouriço mais famoso do mundo, que está há mais de 30 anos correndo sem parar, desde o lançamento do seu primeiro jogo.

Aproveitando ainda o lançamento recente de Sonic Prime para a Netflix, selecionamos aqui algumas curiosidades sobre o personagem, porque história é o que não falta para contar. Confira:

O ouriço azul que não sabe nadar

Todos nós sabemos que Sonic sabe fazer muitas coisas, mas nadar não é uma das suas habilidades. Anteriormente, era dito que o cocriador de Sonic, Yuji Naka, achou que ouriços não sabiam nadar, o que levou essa característica ao jogo e aos quadrinhos.

Naka afirmou, depois, via redes sociais, que ele de fato não sabia mesmo que os ouriços nadavam, todavia, achou que seria legal trazer um elemento que demonstrasse fraqueza ao personagem, não tendo uma relação direta com os ouriços reais.

Felizmente para os jogadores, os produtores adicionaram habilidades que compensasse essa fraqueza do personagem, como poder correr sobre as águas.

Sonic deveria ter uma namorada humana

(foto: )

É isso mesmo! Sonic tinha uma namorada humana, que foi desenhada inicialmente pela equipe de criação. O nome dela era Madonna e ela era loira e alta. No entanto, Madonna foi retirada do jogo final, supostamente por diferentes razões.

O conteúdo pode ter sido “suavizado” para crianças no Ocidente e, além disso, a equipe também considerou que seria importante diferenciar Sonic do Super Mario Bros, onde resgatar uma donzela em perigo não seria inovador para a história do ouriço.

Sonic Adventure esteve entre os primeiros jogos com DLC

Essa curiosidade talvez não seja das mais populares entre os fãs, mas a prática de DLCs é muito comum no mercado de games atualmente. Parte dessa história começou no game Sonic Adventure, lançado para Dreamcast, graças ao Dreamcast Launch Party, nos Estados Unidos, estando entre os primeiros conteúdos extras baixados em consoles de videogame.

Entre os conteúdos adicionais, estão uma busca por um tênis Reebok na primeira fase do game; versões time-attack específicas de algumas fases para competição; e também uma comemoração de Natal com versões a capella de músicas da franquia Nights.

Fases temática de cassino são recorrentes

(foto: )

Sonic é um dos jogos que mais possuem fases com temáticas diferentes e entre elas, existe uma que foi bem marcante para os fãs da saga: a Casino Night Zone. A fase é inspirada em cassinos (hoje tão disseminados por serviços de cassino online), tendo gigantescas máquinas de jogos e plataformas brilhantes, com caça-níqueis e letreiros de neon frequentemente vistos em toda a fase.

As fases de cassino nunca deixaram de existir na franquia e o envolvimento com seus jogos continuam frequentes até hoje, também se misturando com jogos de outras máquinas, como o pinball, dando geralmente anéis ao personagem ao atingir objetivos para “passar de fase”.

Sonic e Ayrton Senna subiram ao pódio

(foto: )

A imagem de Ayrton Senna erguendo um troféu com a forma do Sonic é bem famosa e não é montagem: esses dois ícones da velocidade realmente se encontraram no pódio. A Sega patrocinou o Grande Prêmio da Fórmula 1 de 1993, como o mesmo envolvia certa relação com os elementos do seu famoso mascote. Além de incluir sua marca e seu mascote em tudo que é canto na pista de Donington Park, a empresa também fez um troféu especial, entregue de forma simbólica, antes da taça verdadeira. Como Senna ganhou aquela corrida, foi ele quem levantou o troféu do ouriço.

Este conteúdo não reflete a visão do Correio Braziliense.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE