Tentativa de homicídio

Quem é William Ribeiro, jogador preso após chutar a cabeça de árbitro no RS

Meia tem histórico de agressão a um torcedor e um adversário em passagens por outros clubes do estado. Juiz precisou ser levado ao hospital, mas passa bem

Jéssica Gotlib
postado em 05/10/2021 15:37
São Paulo-RS anunciou que contrato com o jogador será encerrado por causa dos episódios de violência -  (crédito: Sport Club São Paulo/Twitter/Reprodução)
São Paulo-RS anunciou que contrato com o jogador será encerrado por causa dos episódios de violência - (crédito: Sport Club São Paulo/Twitter/Reprodução)

A cena de um jogador de futebol chutando a cabeça de um árbitro enquanto ele estava caído no chão impressionou pessoas Brasil a fora, nesta terça-feira (5/10). A agressão ocorreu durante uma partida entre o São Paulo do Rio Grande do Sul e Guarani de Venâncio Aires, pela segunda divisão do campeonato gaúcho.

Penalizado com um cartão amarelo aos 14 minutos do segundo tempo, o meia William Ribeiro, 30 anos, havia derrubado árbitro Rodrigo Crivellaro com um soco antes de golpeá-lo, já no solo. Crivellaro chegou a ficar inconsciente e precisou ser levado de ambulância até o hospital.

Apesar de apresentar confusão mental no início do atendimento, o juiz passa bem e já foi liberado. Médicos examinaram a coluna cervical e o crânio, para avaliar risco de lesões mais profundas, mas nada foi encontrado.

Partida suspensa

O jogo, que ocorria na noite de segunda-feira (4/10), foi suspenso e será retomado nesta tarde, às 15h30, do ponto em que parou, com o Guarani vencendo por 1 a 0. O atleta, pivô da confusão, foi preso em flagrante ainda no campo e indiciado por tentativa de homicídio.

Em entrevista à Rádio Gaúcha na saída do estádio, o zagueiro Emílio Santos, companheiro de clube de William, lamentou a cena em nome de todo o elenco. “Ninguém entendeu, foi uma situação do momento. A gente tem que esperar para ver o que vai ser feito sobre o jogo. Vamos torcer para que o árbitro fique bem. Nosso grupo não é disso”, defendeu.

Reincidente

Mesmo com o estranhamento demonstrado pelo colega de elenco, essa não é a primeira vez que o meia tem problemas com a polícia por brigar em campo. William agrediu um torcedor e um adversário em duas ocasiões diferentes. O primeiro caso foi ainda neste ano, quando já atuava no São Paulo-RS. Ele sequer estava relacionado para a partida, mas assistia ao jogo da arquibancada e acabou brigando com um torcedor.

Em 2014, ele jogava no Guarani de Venâncio Aires quando foi expulso por socar um adversário em campo. Revelado nas categorias de base do Internacional, o atleta atuou por 18 equipes do Rio Grande do Sul até este ano. Em nota, publicada nas redes sociais, o São Paulo-RS classificou o evento como “lamentável e, acima de tudo, revoltante”. O meia será desligado do clube. Leia a nota completa:

Lamentável. Lamentável e acima de tudo, revoltante.

No exato dia em que toda a família rubro-verde reuniu-se para comemorar mais um aniversário - 113 anos de Sport Club São Paulo -, nosso Clube se deparou com um dos episódios mais tristes de sua história, uma fatídica cena que chocou todas as pessoas que amam não só o futebol gaúcho, mas todas aquelas que simplesmente amam o esporte de modo geral.

Podem ter certeza, lamentamos e nos envergonhamos profundamente de todo o ocorrido, todo nós em absoluto, toda a nossa nação rubro-verde: Direção, torcida, demais jogadores, etc. Pedimos todas as desculpas do mundo ao profissional agredido e sua família, assim como pedimos desculpas ao público, de modo geral, pela cena lamentável vista hoje.

O contrato com o atleta agressor está sumariamente rescindido. Ademais, todas as medidas possíveis e legais em relação ao fato serão tomadas.

Deivid Goulart Pereira

Presidente do Sport Club São Paulo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação