Paris 2024

Cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 será realizada no Sena

Pela primeira vez fora de um estádio, o Comitê de Organização dos Jogos de 2024 aprovou uma cerimonia de abertura no rio Sena

Agence France-Presse
postado em 13/12/2021 16:31 / atualizado em 13/12/2021 16:31
 (crédito: AFP )
(crédito: AFP )

O Conselho de administração do Comitê de Organização dos Jogos (Cojo) de Paris-2024 aprovou nesta segunda-feira o projeto de uma cerimônia de inauguração inédita no rio Sena, que acontecerá fora de um estádio pela primeira vez na história dos Jogos de verão.

Mais de 160 barcos com atletas de mais de 200 delegações desfilarão ao longo do rio por quase 6 km entre a Ponte Austerlitz e a Ponte Iena, no coração de Paris, de acordo com o plano previsto.

O encerramento da cerimônia acontecerá na esplanada do Trocadero, junto à Torre Eiffel.

Os organizadores pretendem acolher cerca de 600 mil pessoas, com parte do público na orla, em tribunas (com acesso pago) montadas para a ocasião, e outra parte do público terá acesso gratuito à cerimónia.

O presidente da França, Emmanuel Macron, oficializou este projeto em julho às vésperas dos Jogos de Tóquio, o que suscitou relutância por parte das forças de segurança, preocupadas com a garantia da ordem em um acontecimento desta envergadura.

"Hoje é um momento forte. São muitas emoções, muito entusiasmo. A cerimônia de abertura é necessariamente a maior", disse Tony Estanguet, chefe dos Jogos de Paris-2024, em entrevista coletiva ao final do Conselho de administração do Comitê de Organização (Cojo).

As forçasde segurança teriam querido limitar o público a 250 mil pessoas, enquanto os organizadores e a prefeitura de Paris preferiam um número maior, "cerca de dois milhões de pessoas no projeto inicial", garantiu uma fonte próxima à prefeitura.

No final de um comitê interministerial dedicado aos Jogos de Paris há um mês no departamento de Seine-Saint-Denis, o primeiro-ministro Jean Castex havia pedido ao ministro do Interior, Gérald Darmanin, que formulasse "propostas" para a segurança do evento "daqui até o fim do ano".

Quase cinquenta reuniões com todas as autoridades envolvidas, desde o Ministério do Interior às instituições fluviais do Sena, passando pela prefeitura de Paris, foram necessárias para estudar a viabilidade do projeto que deverá evoluir.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação