Surto de Covid-19

Barcelona chega a 10 casos de covid-19 e Atlético de Madrid anuncia 5 positivos

Desde a última segunda-feira, os principais clubes do futebol da Espanha vem divulgando informações de jogadores infectados com a doença

Agência Estado
postado em 30/12/2021 09:24 / atualizado em 30/12/2021 09:28
 (crédito: Pau Barrena/AFP)
(crédito: Pau Barrena/AFP)

O futebol na Espanha passa por um surto de covid-19 nos clubes no final de 2021. Nesta quinta-feira, Barcelona e Atlético de Madrid anunciaram novos casos em seus elencos. No clube catalão, o meia brasileiro Philippe Coutinho, o lateral Dest e o atacante Ez Abde se juntaram a outros sete casos anteriores e o total chegou a 10. No de Madri, os infectados pela doença são o técnico argentino Diego Simeone e quatro jogadores.

Desde a última segunda-feira, Real Madrid, Real Sociedad, Betis, Cádiz, Levante, Elche, Sevilha e Valencia foram outros clubes que confirmaram a existência de jogadores infectados. O Rayo Vallecano também está muito limitado devido aos casos positivos em seu elenco.

De acordo com a direção do Barcelona, que fez o anúncio dos novos casos em um comunicado em seu site oficial e nas redes sociais, todos estão isolados em suas casas, todos em bom estado de saúde. O trio entra para uma lista de atletas infectados que já contava com Daniel Alves, Jordi Alba, Umtiti, Lenglet, Dembélé, Baldé e Gavi.

Com 10 jogadores atingidos pelo surto e uma série de lesionados, o técnico Xavi Hernández pode ter problemas para escalar o Barcelona diante do Mallorca, neste domingo. O número de baixas pode chegar a 18 e o treinador teria dificuldades para montar até mesmo o time titular - além de compor seu banco de reservas com todos os atletas de linha vindos da equipe B.

O Atlético de Madrid, por sua vez, viu os cinco casos surgirem de forma simultânea na reapresentação do elenco após a pausa de fim de ano. Todo o elenco realizou testes no retorno e testaram positivo, além de Simeone, o meia Koke e os atacantes João Félix, Antoine Griezmann e Herrera. Todos estão assintomáticos e em suas casas.

Assim como outras grandes ligas europeias, como a da Inglaterra e de Portugal, o Campeonato Espanhol tem visto seus clubes com diversos casos de covid-19 ao longo de dezembro - mês marcado pelo aumento de testes positivos em toda a Europa, impulsionado pela variante Ômicron, considerada com alto potencial de infecção. Já são mais de 90 casos no mês na primeira divisão espanhola.

Por conta disso, a liga espanhola estabeleceu um novo protocolo de prevenção, que impõe, entre outras medidas, que os jogadores sejam submetidos a testes PCR após folgas de Natal, intervalos em Datas Fifa ou descanso de três ou mais dias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.