Retrospectiva 2021

Lewis Hamilton, Olimpíadas e Libertadores: relembre 2021 nos esportes

Nos esportes, 2021 foi marcada pelas Olimpíadas no Japão

Thays Martins
Talita de Souza
postado em 29/12/2021 16:02
 (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP; Wander Roberto/COB; Juan Mabromata / AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA / AFP; Wander Roberto/COB; Juan Mabromata / AFP)

Após ser adiada em um ano devido à pandemia, as Olimpíadas 2020 foram finalmente realizadas em 2021. Mesmo sem público, os jogos emocionaram o mundo e levantaram debates, como a saúde mental dos atletas. No futebol brasileiro, o ano foi do Atlético Mineiro. O Galo levou o estadual, a Copa do Brasil e o Brasileirão.


Confira os principais destaques do ano no esporte

Olimpíadas


Após ser adiada devido à pandemia, as Olimpíadas 2020 foram realizadas em 2021 sob críticas quanto aos protocolos de segurança adotados e à escalada de casos de covid-19 no Japão. O evento teve que ser realizado sem público nos ginásios e estádios, mas o Brasil fez bonito. O país conseguiu o melhor resultado em Jogos Olímpicos da história, terminando a competição em 12° lugar com 21 medalhas. O resultado foi embalado pela estreia de duas modalidades: skate e surf. No primeiro, a fadinha do skate, Rayssa Leal brilhou e se tornou a brasileira mais jovem a ser medalhista em Olimpíadas. No surf, Ítalo Ferreira se tornou o primeiro campeão olímpico da história na modalidade. Além disso, se destacam os resultados históricos das medalhas inéditas da ginasta Rebeca Andrade e da dupla Luísa Stefani e Laura Pigossi no tênis.

Ítalo Ferreira se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surf
Ítalo Ferreira se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surf (foto: OLIVIER MORIN)

Na ginástica, os jogos foram marcados pela desistência da norte-americana Simone Biles. A atleta disse que iria priorizar a saúde mental e das seis finais que poderia disputar, só disputou uma.

Desistência de Simone Biles fez mundo discutir sobre saúde mental de atletas
Desistência de Simone Biles fez mundo discutir sobre saúde mental de atletas (foto: LOIC VENANCE)


O fim da competição também teve tristeza com a suspensão da jogadora brasiliense de vôlei da Seleção Brasileira Tandara Caixeta por doping. A substância identificada no organismo da jogadora foi a ostarina e ela não pôde participar da conquista da prata olímpica.

Paralimpíadas


Como sempre, o Brasil fez bonito nas Paralímpiadas. Com a maior delegação em jogos no exterior, o país garantiu o melhor resultado da história em jogos Olímpicos. O evento também marcou a despedida do ícone Daniel Dias. Aos 33 anos, o maior medalhista paralímpico brasileiro se despediu das piscinas em grande estilo com mais três medalhas. Outro momento que marcou foram as dancinhas do mineiro Gabriel Araújo para comemorar os dois ouros e uma prata. As Paralímpiadas de Tóquio ainda tiveram direito a pedido de casamento, a conquista do 100° ouro brasileiro e uma homenagem ao Afeganistão.

Quase um brasileiro


Na Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton pode não ter levado o título em 2021, a conquista ficou para o holandês Max Verstappen. Porém, não tem como negar que o ano também foi do inglês. Ele levou quatro prêmios no Melhores do Ano Grande Prêmio: melhor piloto do ano, piloto da temporada na F1, melhor corrida e cena do ano. A cena em questão foi a da comemoração de Hamilton com a bandeira do Brasil após vencer em Interlagos.

O ano do Atlético Mineiro

O Galo foi campeão estadual, brasileiro e ainda levou a Copa do Brasil em 2021
O Galo foi campeão estadual, brasileiro e ainda levou a Copa do Brasil em 2021 (foto: DOUGLAS MAGNO/ AFP)


Não tem como negar que 2021 foi o ano do Galo. O time acabou com uma seca de 50 anos. Este ano, o Atlético foi campeão mineiro, brasileiro e ainda levou a Copa do Brasil. A Libertadores também teve uma vitória brasileira. No Uruguai, se enfrentaram Flamengo e Palmeiras e o Verdão levou a melhor

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação