Obituário

Ex-tenista e criador da lanchonete Bob's, Bob Falkenburg morre aos 95 anos

Ele foi campeão do torneio de Wimbledon em 1948, chegou ao hall da fama do tênis e 1952 abriu em Copacabana a primeira lanchonete do Bob's

Camilla Germano
postado em 12/01/2022 18:17 / atualizado em 12/01/2022 18:19
 (crédito: Divulgação / Wimbledon)
(crédito: Divulgação / Wimbledon)

Aos 95 anos, morreu, na última quinta-feira (6/1), o ex-tenista Bob Falkenburg. Criador da lanchonete Bob's, que depois de tornou franquia em todo Brasil, ele foi campeão do torneio de Wimbledon em 1948 e foi também homenageado no Hall da Fama do tênis. A morte foi confirmada pela filha do empresário, Claudia Falkenburg. 

Nascido em 29 de janeiro de 1926, Bob tinha apenas 17 anos quando foi rankeado no top 10 de melhores jogadores de tênis do mundo, e continuou sendo considerado da elite do esporte nos cinco anos seguintes. 

O grande título em Wimbledon, em 48, foi contra o australiano John Bromwich. Ele estava atrás na partida por três match points, mas, em uma virada surpreendente, Bob conseguiu dar a volta por cima e venceu o torneio. 

Em 1947, ele se casou com a brasileira Lourdes Mayrink Veiga Machado e chegou a jogar pelo Brasil na Davis Cups, entre 1954 e 1955. Juntos, eles tiveram dois filhos, Robert II e Claudia. 

Em 1974, ele foi introduzido ao Hall da Fama do tênis e, segundo eles, Bob era "um jogador de pensamento, que assumiu riscos calculados quando outros poderiam jogar pelo seguro". 

No Brasil, a passagem de Bob não foi despercebida. Ao notar que não existiam muitas hamburguerias no Rio de Janeiro, uma tendência americana, ele decidiu criar a própria franquia. Em 1952, inaugurou em Copacabana a primeira loja Bob's no Brasil, hoje a lanchonete é uma das maiores referências no setor.

O envolvimento de Falkenburg na franquia acabou na década de 70, quando ele e a esposa decidiram morar na Califórnia e a marca foi vendida à Nestlé/Libby em 1974. 

Bob morreu aos 95 anos na casa onde vivia, em Santa Ynez, na Califórnia. Ele deixa a esposa, dois filhos, quatro netos e cinco bisnetos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação