Copa do Mundo

Após vitórias, CR7, Lewa e Mané confirmam presença na Copa

Na Europa, somente uma vaga para a Copa do Mundo fica pendente. Classificado para a decisão da repescagem, País de Gales aguarda o vencedor de Escócia ou Ucrânia

Danilo Queiroz
postado em 30/03/2022 06:00
 (crédito: Instagram/ reprodução )
(crédito: Instagram/ reprodução )

A Copa do Mundo do Catar está cada vez mais estrelada. Na terça-feira (29/3), mais três grandes nomes do futebol carimbaram o passaporte para a disputa do torneio mais importante de seleções em 2022. Portugal despachou a Macedônia do Norte, por 2 x 0, e garantiu a quinta participação de Cristiano Ronaldo no torneio. Atual melhor do mundo, Robert Lewandowski estará na disputa após ajudar a Polônia a vencer a Suécia pelo mesmo placar. Com Sadio Mané, Senegal eliminou o Egito ao ganhar por 1 x 0.

CR7 não precisou brilhar para colocar Portugal no Catar. Protagonista da partida no Estádio do Dragão, Bruno Fernandes. O companheiro de Cristiano marcou duas vezes e garantiu ao astro a oportunidade de jogar uma Copa aos 37 anos. Na era dele, inclusive, os lusos jamais ficaram fora de um torneio de grande escalão e chegaram a ganhar a Euro-2016.

Ao garantir a vaga da Polônia marcando um gol — o outro da partida foi de Zielinski —, Lewandowski manteve a tradição de o dono do posto de melhor do mundo estar no Mundial. O feito, porém, frustrou o sonho de outra estrela. Eliminado com a Suécia, Zlatan Ibrahimovic não estará, mais uma vez, presente no principal torneio de seleções do planeta. A chance era, possivelmente, a última do atacante de 40 anos, presente nas Copas de 2002 e 2006.

Mané teve um confronto ainda mais pessoal contra o Egito. Do outro lado, estava Mohamed Salah, com quem brilha vestindo a camisa do Liverpool. Após cada seleção vencer uma partida por 1 x 0, o destino foi selado nos pênaltis. O senegalês fez a parte dele e converteu sua cobrança na vitória na marca da cal por 4 x 2. O egípcio, porém, isolou a bola e a chance de disputar o quarto Mundial na história.

Uma vaga pendente

Na Europa, somente uma vaga para a Copa do Mundo fica pendente. Classificado para a decisão da repescagem, País de Gales aguarda o vencedor de Escócia ou Ucrânia. Devido à guerra no país do Leste Europeu, o jogo foi adiado para 10 de junho. Na ocasião, as seleções irão brigar pelo lugar no Catar sabendo em qual grupo estarão, pois o sorteio das chaves será feito pela Fifa na sexta-feira. Nas Eliminatórias da África, Camarões, Gana, Marrocos e Tunísia também carimbaram o passaporte para a competição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação