COPA DO MUNDO 2022

Bandeiras com arco-íris podem ser confiscadas na Copa do Mundo do Catar

Major-general do Catar afirmou que a medida será adotada para proteger os simpatizantes do movimento LGBTQIA+ contra possíveis ataques

Correio Braziliense
postado em 01/04/2022 22:32 / atualizado em 12/08/2022 18:16
Apesar da medida, o major-general insistiu que os casais LGBTQIA+ são bem-vindos no país árabe -  (crédito: AFP / Denis LOVROVIC)
Apesar da medida, o major-general insistiu que os casais LGBTQIA+ são bem-vindos no país árabe - (crédito: AFP / Denis LOVROVIC)

Durante a Copa do Mundo, que começa em 21 de novembro, o Catar pode confiscar bandeiras com as cores do arco-íris, que representam a comunidade LGBTQIA+. O intuito da decisão, segundo o major-general Abdulaziz Abdullah Al Ansari, é proteger os simpatizantes de possíveis ataques, já que relações homoafetivas são criminalizadas no país conservador.

Apesar da medida, o major-general, que supervisiona a segurança do mundial, insistiu que os casais LGBTQIA+ são bem-vindos no país árabe. Entretanto, pediu que sejam discretos, uma vez que a população da nação pode considerar demonstrações públicas de afeto ofensivas.

O major-general Al Ansari é diretor do Departamento de Cooperação Internacional e presidente do Comitê Nacional de Contraterrorismo do Ministério do Interior, onde discutiu o planejamento da Copa do Mundo. Relações entre pessoas do mesmo sexo são proibídas na região.

Al Ansari ainda garantiu que não está sendo discriminatório, nem dizendo para a comunidade LGBTQIA+ ficar longe do Catar ou deixar de presenciar a Copa do Mundo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação