SÉRIE D

Brasiliense terá de repetir feito alcançado apenas oito vezes para avançar

Brasiliense perdeu para o Nova Venécia por 3 x 1 no jogo de ida da competição nacional e terá de reverter a desvantagem na partida de volta. Em 13 anos de Série D, somente oito clubes tiveram êxito na missão de virar após serem derrotados por dois gols

Danilo Queiroz
postado em 25/07/2022 18:22 / atualizado em 25/07/2022 18:22
 (crédito: Divulgação/Instagram/Nova Venécia)
(crédito: Divulgação/Instagram/Nova Venécia)

O Brasiliense se complicou na Série D do Campeonato Brasileiro. No domingo (24/7), o Jacaré visitou o Nova Venécia-ES, no Espírito Santo, na partida de ida da segunda fase da competição nacional, e voltou para casa com uma indigesta derrota por 3 x 1 na bagagem, dificultando a missão de classificação. No Distrito Federal, entretanto, o time amarelo terá mais 90 minutos de bola rolando para tentar sair do buraco e avançar no torneio de forma heroica. Para isso, terá de tirar os dois gols de desvantagem e repetir o feito que apenas oito clube conseguiram em 13 anos de disputa da quarta divisão no país.

Desde 2009, quando a Série D do Brasileirão foi adicionada no calendário nacional, 51 confrontos do mata-mata (entre a segunda fase e final) terminaram com um dos times vencendo por dois gols, mesma margem da vitória do Nova Venécia-ES diante do Brasiliense. No histórico, somente oito conseguiram a remontada desejada pelo Jacaré: a Jacuipense-BA, o Itabaiana-BA e o Brusque-SC, todos em 2019; o Guarany de Sobral-CE e o Globo-RN, ambos em 2017; outra vez o Itabaiana-BA, em 2016; o Botafogo-PB, em 2015; e o Cianorte-PR, em 2013, são os exemplos a serem seguidos pelos candangos.

Os melhores exemplos para o Brasiliense seguir no próximo domingo (31/7), às 15h30, no Estádio Abadião, foram protagonizados por Cianorte-PR e Itabaiana-BA. Em 2013, os paranaenses levaram os mesmos 3 x 1 do Juventude na ida. Em seus domínios, ganharam por 3 x 0 e ficaram com a vaga. Em 2019, os baianos perderam por 2 x 0 para o Asa como visitantes. Em casa, aplicaram 4 x 1 e se classificaram. Todos os demais precisaram dos pênaltis ou do extinto gol qualificado para confirmar a remontada. O feito, inclusive, não acontece há três anos, quando o Brusque reverteu uma desvantagem sobre o Ituano.

Atacante Patrick marcou dois gols da vitória do Nova Venécia sobre o Brasiliense, por 3 x 1, na Série D do Campeonato Brasileiro
Atacante Patrick marcou dois gols da vitória do Nova Venécia sobre o Brasiliense, por 3 x 1, na Série D do Campeonato Brasileiro (foto: Divulgação/Instagram/Nova Venécia)

Dono da segunda melhor campanha na primeira fase da Série D do Brasileirão, o Brasiliense está longe de jogar a tolha na briga por um lugar nas oitavas de final. A atual edição, inclusive, é um celeiro de exemplos do que fazer. Nas primeiras 14 partidas na competição nacional, o Jacaré venceu quatro adversários pelo placar necessário contra o Nova Venécia-ES: Anápolis-GO, Ação-MT, Operário-MS e Grêmio Anápolis-GO perderam para o time amarelo por 2 x 0, placar válido para levar o duelo contra os capixabas, ao menos, para as penalidades máximas.

Um fator complicador da missão também está no desempenho do Nova Venécia-ES na primeira fase da quarta divisão nacional. Nos 14 compromissos iniciais na competição nacional, o time capixaba perdeu somente duas vezes, mas nenhuma por dois ou mais gols de diferença: tropeçou contra o Real Noroeste-ES, por 1 x 0, e Inter de Limeira, por 2 x 1, ambas fora de casa. O Tricolor do Norte, inclusive, chega para o confronto contra o Brasiliense gabaritado por confrontos de peso na etapa anterior da Série D, quando duelou, por exemplo, com o Pouso-Alegre, o Bahia de Feira-BA e a Ferroviária-SP.

Poderia ser pior…

A situação do Brasiliense na Série D do Campeonato Brasileiro após o jogo de domingo (24/7) ficou complexa. Porém, o time poderia ter voltado para o Distrito Federal em condição ainda mais desfavorável. O relógio marcada 45 minutos do segundo tempo. O placar estava 3 x 1 para o Nova Venécia e o goleiro Edmar Sucuri fez uma defesa impressionante em chute à queima-roupa de Junior Ramos, impedindo o quarto dos capixabas e uma desvantagem jamais revertida. Nas 21 vezes que algum time venceu a ida do mata-mata por três ou mais gols, em nenhum caso houve reação do adversário.

O regulamento da Série D do Brasileirão também deixa o Brasiliense mais tranquilo para tentar buscar a virada contra o Nova Venécia. Como não o gol fora de casa não é mais utilizado como critério de desempate, o Jacaré não terá de marcar ainda mais caso seja vazado no Abadião. Em anos anteriores, o Globo-RN, o Friburguense-RJ e o Mixto-MT até conseguiram vencer pela diferença necessária, mas sofreram gols dos rivais como mandante e acabaram eliminados. Ypiranga de Erechim-RS e Mirassol-SP tiveram experiências de devolver o placar da ida, mas caíram nas cobranças de pênaltis.

Lance do jogo entre Nova Venécia e Brasiliense pela Série D do Campeonato Brasileiro
Lance do jogo entre Nova Venécia e Brasiliense pela Série D do Campeonato Brasileiro (foto: Divulgação/Instagram/Nova Venécia)

Vantagens de dois gols na ida do mata-mata

Série D 2021
Aparecidense* 4 x 2 ABC
Caxias* 2 x 0 União Rondonópolis
Atlético-CE* 2 x 0 Paragominas
União Rondonópolis* 2 x 0 Boa Esporte
Moto Club* 2 x 0 Castanhal

Série D 2020
Rio Branco-AC 0 x 2 Altos*
Floresta* 2 x 0 América-RN

Série D 2019
Central 2 x 0 Jacuipense (volta 3 x 1 para a Jacuipense, que passou nos pênaltis com vitória por 5 x 3)
Asa 2 x 0 Itabaiana (volta 4 x 1 para o Itabaiana, que se classificou)
Ituano* 3 x 1 Itabaiana
Ituano 2 x 0 Brusque (volta 2 x 0 para o Brusque, que passou nos pênaltis com vitória por 4 x 3)

Série D 2018
Fluminense-BA 0 x 2 Moto Club*
Treze* 2 x 0 Iporá
Ferroviário* 3 x 1 São José-RS

Série D 2017
Maranhão* 3 x 1 Rio Branco
Sousa 3 x 1 Guarany de Sobral (volta 3 x 1 para Guarany de Sobral, que passou nos pênaltis com vitória por 4 x 3)
Villa Nova-MG * 2 x 0 União Rondonópolis
Desportiva Ferroviária 0 x 2 Operário-PR*
Maranhão 1 x 3 Operário-PR*
Juazeirense 3 x 1 Globo (volta 2 x 0 para o Globo, que avançou no extinto critério de gol fora)

Série D 2016
Palmas 1 x 3 Princesa Solimões*
Fluminense-BA* 2 x 0 Sete de Dourados
Moto Club* 3 x 1 Juazeirense
Campinense 2 x 0 Itabaiana (volta 2 x 0 para o Itabaiana, que passou nos pênaltis com vitória por 4 x 3)
Inter de Lages 3 x 5 Ituano*
CSA* 2 x 0 São Bento

Série D 2015
River-PI 2 x 0 Ypiranga de Erechim (Ypiranga devolveu o placar na volta, mas ficou fora nos pênaltis com derrota por 5 x 4)

Serie D 2014
Globo 1 x 3 Jacuipense (Globo venceu por 2 x 0 na volta, mas ficou fora pelo gol fora)
Anapolina 0 x 2 Londrina*
Jacuipense 0 x 2 Confiança*
Brasil de Pelotas* 3 x 1 Londrina

Série D 2013
Central 3 x 1 Botafogo-PB (Botafogo devolveu o placar na volta e passou nos pênaltis com vitória por 5 x 3)

Série D 2012
Juventude 3 x 1 Cianorte (Cianorte venceu por 3 x 0 na volta e avançou)
Mixto* 2 x 0 Remo
Crac* 2 x 0 Friburguense (Friburguense venceu o placar por 3 x 1, mas foi eliminado pelo critério gol fora de casa)

Série D 2011
Treze* 3 x 1 Santa Cruz-RN
Mirassol* 2 x 0 Juventude
Cuiabá* 2 x 0 Independente-PA
Oeste 3 x 1 Mirassol (Mirassol devolveu o placar, mas perdeu nos pênaltis por 4 x 3)

Série D 2010
Mixto 1 x 3 América-AM (Mixto venceu por 4 x 2 na volta, mas foi eliminado pelo gol fora de casa)
Joinville* 2 x 0 Iraty
Uberaba 1 x 3 Madureira*
Madureira* 4 x 2 Operário-PR
Guarany de Sobral* 2 x 0 Vila Aurora-MT

Série D 2009
Ferroviário 0 x 2 Sergipe*
Central 0 x 2 Alecrim*
São José-RS 1 x 3 Londrina*
Sergipe* 3 x 1 Alecrim
Uberaba* 2 x 0 Araguaia
Chapecoense 0 x 2 Macaé*
São Raimundo-PA* 3 x 1 Alecrim

*Confirmaram a vantagem de dois gols construída no jogo de ida na segunda partida do mata-mata

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Atacante Patrick marcou dois gols da vitória do Nova Venécia sobre o Brasiliense, por 3 x 1, na Série D do Campeonato Brasileiro
    Atacante Patrick marcou dois gols da vitória do Nova Venécia sobre o Brasiliense, por 3 x 1, na Série D do Campeonato Brasileiro Foto: Divulgação/Instagram/Nova Venécia
  • Lance do jogo entre Nova Venécia e Brasiliense pela Série D do Campeonato Brasileiro
    Lance do jogo entre Nova Venécia e Brasiliense pela Série D do Campeonato Brasileiro Foto: Divulgação/Instagram/Nova Venécia
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação