ALTERAÇÃO

Fifa confirma antecipação da abertura da Copa do Mundo do Qatar em um dia

Agora, torneio de seleções terá bola rolando a partir de 20 de novembro, um domingo, com a partida entre Qatar e Equador, mantendo a tradição de o país anfitrião participar do jogo inaugural da Copa

Danilo Queiroz
postado em 11/08/2022 17:20 / atualizado em 12/08/2022 18:08
 (crédito: YUKI IWAMURA)
(crédito: YUKI IWAMURA)

Agora é oficial. A Copa do Mundo vai começar um dia antes da data inicialmente prevista. Após levantar a possibilidade durante a semana, a Fifa se reuniu nesta quinta-feira (11/8) e confirmou a antecipação da abertura da competição internacional em 24 horas. Com isso, o torneio terá bola rolando a partir de 20 de novembro, um domingo, com o jogo entre Qatar e Equador. A mudança vai manter a tradição de o país sede estar em campo na primeira partida do Mundial.

Segundo comunicado da entidade, a decisão foi tomada pelo Conselho da Fifa de forma unânime. Desta forma, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022 será junto do jogo de abertura do torneio, assim como foi feito em outras edições. O jogo entre o país sede e um dos representantes do futebol sul-americano será no Estádio Al Bayt, às 13h (horário de Brasília). A partida será a única marcada para 20 de novembro.

Antes marcado como partida de abertura da Copa do Mundo, o jogo entre Senegal e Holanda teve a hora do pontapé inicial alterado: passou de 7h para às 13h (horário de Brasília) de 21 de novembro. De acordo com a Fifa, os torcedores que compraram ingressos para os dois jogos serão notificados por e-mail sobre a mudança. Os tickets comprados antecipadamente, porém, permanecem válidos independentemente da nova data/hora dos compromissos.

Apesar de o Mundial ter sido antecipado em um dia, a data de liberação dos jogadores para a disputa da Copa no Qatar segue a mesma: 14 de novembro. "A mudança garante a continuidade de uma longa tradição de marcar o início da Copa do Mundo com uma cerimônia de abertura por ocasião da primeira partida entre os anfitriões ou os atuais campeões. A decisão seguiu uma avaliação da concorrência e das implicações operacionais, bem como um processo de consulta completo e um acordo com as principais partes interessadas", explica a entidade em nota.

Até a Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul, o campeão do ano anterior abria a competição de seleções. Na ocasião, a França foi derrotada para Senegal. De 2006 em diante, o país sede passou a dar o pontapé inicial no torneio. A mudança na data de abertura lembra o jeitinho brasileiro para driblar o azar. A Copa de 2014 começaria em 13 de junho. Porém, os supersticiosos convenceram a Fifa a antecipar o jogo de abertura em 24 horas para 12 de junho, Dia dos Namorados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação