Futebol

Fifa estuda antecipar abertura da Copa do Mundo do Catar em um dia

Pela programação original confirmada em 1º de abril, no sorteio dos grupos, a tabela previa o duelo entre Senegal e Holanda, às 7h (de Brasília) como primeiro jogo da Copa do Mundo, em 21 de novembro

Marcos Paulo Lima
postado em 10/08/2022 00:55 / atualizado em 10/08/2022 15:42
O cartaz oficial da Copa do Mundo FIFA do Qatar é revelado no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha -  (crédito: KARIM JAAFAR / AFP)
O cartaz oficial da Copa do Mundo FIFA do Qatar é revelado no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha - (crédito: KARIM JAAFAR / AFP)

A Fifa estuda a possibilidade de mudar a data de abertura da Copa do Mundo do Catar. Agendado para começar em 21 de novembro, o torneio pode iniciar um dia antes, em 20 de novembro, um domingo, com a partida entre Catar e Equador. A tendência é de que o jogo seja disputado às 15h (horário de Brasília), às 21h no horário local do país sede da 22ª versão do evento.

Pela programação original confirmada em 1º de abril, no sorteio dos grupos, a tabela previa o duelo entre Senegal e Holanda, às 7h (de Brasília) como primeiro jogo da Copa do Mundo. A abertura oficial seria feita na partida seguinte entre Catar e Equador. Não há uma justificativa clara para a mudança. A tendência é que a alteração seja confirmada nesta quinta-feira (11/8) pela Fifa e o Comitê Organizador da Copa. Há concordância por parte das seleções anfitriã e sul-americana.

A mudança na data de abertura lembra o jeitinho brasileiro para driblar o azar. A Copa de 2014 começaria em 13 de junho. Porém, os supersticiosos convenceram a Fifa a antecipar o jogo de abertura em 24 horas para 12 de junho, Dia dos Namorados.

Em tese, a remarcação não causaria dano aos elencos das 32 seleções nem outras mudanças na tabela. A data limite para que os campeonatos nacionais sejam interrompido é 13 de novembro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação