ABERTO DOS EUA

US Open começa com favoritos vencendo e com brasileiros em alta

Entre os favoritos, Medvedev e Serena Williams venceram. Os brasileiros Bia Haddad Maia e Thiago Monteiro também estrearam com vitória em New York

João Gabriel Freitas*
postado em 30/08/2022 19:18 / atualizado em 30/08/2022 19:19
Atual número 1 da ATP, o russo Daniil Medvedev não enfrentou dificuldades na estreia e bateu o americano Stefan Kozlov por 3 sets a 0, 6-2, 6-4 e 6-0, em 2 horas de partida -  (crédito:  AFP)
Atual número 1 da ATP, o russo Daniil Medvedev não enfrentou dificuldades na estreia e bateu o americano Stefan Kozlov por 3 sets a 0, 6-2, 6-4 e 6-0, em 2 horas de partida - (crédito: AFP)

A chave principal do Aberto dos Estados Unidos começou sem grandes surpresas nesta terça-feira (30/8). No masculino, o atual número 1 da ATP, Daniil Medvedev não enfrentou dificuldades na estreia e bateu o americano Stefan Kozlov por 3 sets a 0, 6-2, 6-4 e 6-0, em 2 horas de jogo. Na quinta-feira (1º/9), o russo enfrenta Arthur Rinderknech por uma vaga na terceira fase.

Sétimo colocado do mundo, o norueguês Casper Ruud também não teve dificuldades e também fez 3-0 em duas horas de jogo. Ele derrotou o britânico Kyle Edmund, por 6-3, 7-5 e 6-2. Agora o norueguês está uma posição atrás de Ruud, o canadense Felix Auger-Aliassime chegou a perder um set, mas fechou a disputa contra Alexander Ritschard em 3 a 1. As parciais foram 6-3, 6-4, 3-6 e 6-3. O único favorito que perdeu foi Stefanos Tsitsipas. O grego caiu na estreia para o colombiano Daniel Riveros, por 3 sets a 1.

No feminino, o destaque ficou por conta da estrela Serena Williams. A recordista de Grands Slams estreou com excelente desempenho contra a montenegrina Danka Kovinic apesar de uma disputa acirrada. Kovinic conseguiu fazer frente à americana, mas Serena impôs sua agressividade e venceu por 2 sets a 0, duplo 6-3, em um hora e 42 minutos. No entanto, o horizonte preocupa, já que na próxima fase ela enfrentará a segunda cabeça chave Anett Kontaveit.

Outra favorita que avançou à segunda rodada foi a grega Maria Sakkari, que bateu a veterana alemã Tatjana Maria por 2 a 1. A número 3 da WTA disputa contra a chinesa Xiyu Wang uma chance na terceira rodada.

Brasileiros em alta

Beatriz Haddad Maia estreou no Aberto dos Estados Unidos com grande exibição para confirmar a melhor fase da carreira. Ela venceu por 2 a 0 a croata Ana Konjuh, em apenas 58 minutos de partida. As parciais foram 6-0 e 6-0. Na quarta-feira (31/8), Bia voltará às quadras para enfrentar a canadense Bianca Andreescu, campeã do US Open em 2019.

O cearense Thiago Monteiro enfrentou o eslovaco Alex Molcan e também estreou bem, vencendo por 3 sets a 1. As parciais foram 6-4, 4-6, 6-4 e 6-1, colocando o tênis masculino do país de volta à segunda rodada no masculino após sete anos. Desde Thomaz Bellucci em 2015 que um brasileiro não avançava no Grand Slam americano.

*Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação