Para diminuir a vantagem do líder Palmeiras para oito pontos e manter o sonho do título no Campeonato Brasileiro, o Internacional enfrenta o Atlético Goianiense a partir das 20h desta segunda-feira (19/9), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 27ª rodada. Se por um lado o confronto vale a manutenção do segundo lugar para os gaúchos, aos rubro-negros servirá de batalha pela permanência na Série A. O Dragão é penúltimo.
O contraste das fases de Inter e Atlético é explícito: o Colorado não perde desde os 3 x 0 diante do Fortaleza, há um mês e 12 dias. Desde então, foram quatro vitórias e um empate. O desempenho rendia a vice-liderança até o princípio da rodada, roubada até o momento com a vitória do tricolor no Fla-Flu.
O Dragão, em contrapartida, está sem vencer no Brasileiro pelo mesmo período da invencibilidade do adversário desta noite. O triunfo por 2 x 1 contra o Bragantino, em casa, foi o último na seca de quatro derrotas e somente um empate no retrospecto dos cinco duelos mais recentes do Atlético-GO. O time também teve jogos de copas na agenda, em agosto.
Os dois times poderiam fazer a final da Copa Sul-Americana não fossem as quedas do Inter para o Melgar peruano, nas quartas de final e do Atlético diante do São Paulo nas semifinais. A diferença foi a forma como as equipes reagiram às eliminações. Mano Menezes foi bancado no cargo e está invicto desde então, sobretudo com uma goleada contra o Fluminense e um bom empate no papel de visitante diante do Corinthians nos confrontos diretos.
O Atlético, eliminado contra o São Paulo, nas semifinais, teve troca no comando antes mesmo da disputa da chave. A sequência negativa de Jorginho, com direito a troca de farpas com Abel Ferreira e eliminação com dois gols de vantagem diante do Corinthians na Copa do Brasil, deu ao ex-treinador o fim da linha após derrota no clássico contra o Goiás. Eduardo Baptista assumiu a equipe na ida e perdeu da mesma forma que o ex-técnico, ou seja, quando tinha uma vantagem de dois gols.
O saldo pós-copas do Dragão se vê catastrófico: 19º lugar, a seis pontos do primeiro time fora do Z-4, o Coritiba (28). A missão é complicada e a queda do rendimento do time pode atrapalhar na permanência, ainda mais jogando contra uma equipe da parte mais alta da tabela.
Outrora um endereço complicado de jogar como visitante, pelo menos em copas, Goiânia se mostra um local que não ajuda tanto ao Atlético, que venceu apenas um dos seus últimos cinco compromissos em seus domínios. O Inter, sim, é um visitante incômodo: perdeu apenas três vezes longe do Rio Grande do Sul e conta com os três pontos para retomar o segundo lugar.
A briga pela vice-liderança é objetivo primário por causa da premiação financeira e por assegurar vaga na próxima edição da Libertadores da América. Mesmo que seja diminuída a oito pontos, a distância para o líder Palmeiras pode ser mais complicada de alcançar neste momento. Mas, para sonhar com um título que não vem há 43 anos, somar aos poucos pode reavivar o sonho Colorado de ser o dono do Brasil mais uma vez.
Para esta noite, o técnico Mano Menezes não conta com os lesionados Daniel (goleiro) e Wanderson (atacante), enquanto o Dragão não conta com seu técnico e com os atacantes Jorginho e Luiz Fernando, suspensos, além de outras peças importantes no departamento médico, como os zagueiros Emerson Santos e Ramon Menezes. O banco do Atlético deve ser comandado pelo auxiliar técnico Eduardo Souza.
Saiba Mais
- Esportes Inter e Corinthians empatam em 1º jogo da final do Brasileiro femenino
- Esportes Vini Jr. cala racistas e baila ao lado de Rodrygo em comemoração de gol
- Esportes José Aldo encerra o seu ciclo no UFC e anuncia a aposentadoria do MMA
- Esportes Prefeito promete identificar autores de ofensas racistas contra Vini Jr.
Como ir ao jogo desde o DF?
A proximidade da capital federal com o local do jogo pode ser uma boa oportunidade para o Colorado de Brasília acompanhar seu time de perto. Partindo da via direta mais comum para Goiânia desde o Distrito Federal (a BR-060), é possível chegar lá em aproximadamente duas horas e meia. O estádio Antônio Accioly fica na parte central da cidade, no Setor Campinas.
O pedágio comum de Brasília a Goiânia, com praças em Alexânia e Goianápolis, totalizam R$ 24, somando a ida e a volta. Para todos os torcedores a entrada será comercializada a R$ 40 a inteira, com a meia entrada para estudantes e torcedores do Atlético Goianiense que estejam portando a camisa do clube. Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente no estádio até o horário do jogo, no CT Urias Magalhães ou no site Ingresso SA até as 17h.
Prováveis escalações:
Atlético Goianiense
Renan; Hayner, Wanderson, Klaus e Jefferson; Edson, Gabriel Baralhas, Marlon Freitas, Shaylon e Wellington Rato; Diego Churín
Técnico: Eduardo Souza
Internacional
Keiller; Fabrício Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Gabriel, Edenílson e Alan Patrick; Taison, Alemão e Maurício
Técnico: Mano Menezes
Horário: 20h
Árbitra: Edina Alves Batista (FIFA/SP)
Transmissão: SporTV e Premiere
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.