Campeonato Brasileiro

Brasileirão: Botafogo em ascensão recebe o líder Palmeiras no Nilton Santos

Mirando a Libertadores, o time da Estrela Solitária duela em casa contra o Verdão, invicto como visitante no Campeonato Brasileiro

Paulo Martins*
postado em 03/10/2022 12:25 / atualizado em 03/10/2022 12:27
No confronto do primeiro turno, com um Botafogo em uma fase diferente, o Palmeiras venceu em São Paulo por 4 x 0 -  (crédito:  Cesar Greco)
No confronto do primeiro turno, com um Botafogo em uma fase diferente, o Palmeiras venceu em São Paulo por 4 x 0 - (crédito: Cesar Greco)

Um confronto glorioso e imponente fecha a parte próxima da 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, uma vez que a partida que de fato a encerra — com o São Paulo recebendo o Coritiba no Morumbi — será disputada apenas no dia 20/10. Para esta segunda-feira (3/10), o Botafogo em alta mede forças contra ninguém menos que o líder Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, a partir das 20h.

A concorrência do Alvinegro por uma das vagas na Libertadores é real: nos últimos cinco jogos foram três vitórias (contra Goiás, Coritiba e Fortaleza), um empate sem gols diante do América Mineiro e somente uma derrota, de forma insólita, no clássico contra o Flamengo, onde jogou melhor que o time misto do arquirrival e caiu com gol solitário do chileno Arturo Vidal, no distante 28 de agosto. Ou seja, os resultados dos quatro compromissos mais recentes fizeram o Glorioso passar o mês de setembro invicto.

A boa sequência e o atual décimo lugar fazem a equipe sonhar com o G-8 que logo deve se formar, a partir das finais da Copa do Brasil e da Libertadores, uma vez que seus finalistas se encontram na parte alta da tabela. Com isso, a meta seguinte é chegar pelo menos ao oitavo posto, hoje ocupado pelo América, cinco pontos à frente dos cariocas, com 42 tentos, e assim jogar a máxima competência continental, a qual o Fogão não participa desde sua melhor forma histórica, em 2017.

Autor da vitória pela diferença mínima em Goiânia, o volante Del Piage ressalta a evolução do time ao longo da temporada. “É normal, com a sequência de jogos a equipe ir se ajustando e se conhecendo melhor. Vejo uma equipe muito mais preparada do que no começo do campeonato. Esse jogo será difícil, sabemos que o Palmeiras é uma das melhores equipes da América do Sul, mas vamos contar com o apoio da nossa torcida, fazer um bom jogo e quem sabe sair com a vitória”, relatou.

O que pode comprometer a arrancada botafoguense é um time que se nega a perder fora de casa neste Campeonato Brasileiro. O líder Palmeiras é o único time que ainda não perdeu como visitante na edição 2022 do torneio nacional. Mais que isso, os resultados da rodada, com mais uma troca na vice-liderança entre Internacional e Fluminense, podem fazer o Palestra chegar aos 63 tentos e assim abrir dez unidades na ponta, faltando nove jogos (27 pontos) por disputar.

Passada a expressiva vitória com vários desfalques diante do Atlético Mineiro por 1 x 0, no Mineirão, as peças fundamentais do Alviverde voltam a atuar. São eles: os antes suspensos Danilo, Zé Rafael e Gabriel Menino (incluindo o técnico Abel Ferreira) e os egressos de seleções internacionais Weverton e Gustavo Gómez. Como baixas para logo mais, estão Jaílson, Raphael Veiga e Murilo, entregues ao departamento médico.

Estas equipes lidaram com várias movimentações recentes entre si no mercado da bola. Uma delas é o atual centroavante palmeirense Rafael Navarro, artilheiro no acesso botafoguense à Série A, no ano passado, e que fala sobre o tamanho do jogo. “É um jogo especial para mim, inclusive por voltar ao Engenhão, mas principalmente para a gente é importante: precisamos somar mais três pontos para manter a liderança e a distância para o vice-líder”, declara.


Prováveis escalações:

Botafogo

Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Philipe Sampaio e Hugo; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Eduardo; Jeffinho, Tiquinho Soares e Júnior Santos.

Técnico: Luiz Castro


Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Danilo e Bruno Tabata; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu.

Técnico: Abel Ferreira


Horário: 20h

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)

Transmissão: SporTV e Premiere

 

* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação