FUTEBOL NACIONAL

Brasileirão: complemento da 31ª rodada terá domingo (9/10) cheio de jogos

Seis partidas conduzem o complemento da rodada, após dois jogos realizados no sábado (8/10). Outros dois duela serão disputados na segunda-feira (10/10)

Paulo Martins*
postado em 08/10/2022 22:00
 (crédito:  NELSON ALMEIDA /AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA /AFP)

Após um domingo sem futebol por causa do primeiro turno das eleições, no último 2 de outubro, o Campeonato Brasileiro volta a ter emoção em seu principal dia de jogos. A sequência da 31ª rodada conta com seis jogos divididos entre os períodos da manhã, da tarde e da noite, para nenhum torcedor botar defeito nesta reta final de competição.

Logo às 11h, o vice-líder Internacional busca manter a posição, sobretudo pela proximidade do terceiro colocado Fluminense ser menor que a distância para o ponteiro Palmeiras. São três pontos contra 12, respectivamente. No Beira-Rio, o Colorado recebe o Goiás, equidistante entre a zona de rebaixamento e a partição que leva à Libertadores, ocupando a 13ª posição, com 38 pontos.

O principal jogo do dia está no duelo por uma vaga na principal competição continental via Brasileirão. No Morumbi, às 16h, o pressionado São Paulo, vindo de derrota na final da Copa Sul-Americana (abafada pela recente vitória contra o América-MG, por 2 x 1) recebe o ascendente Botafogo. As equipes possuem 40 pontos, estando em nono e décimo lugares, a dois pontos da equipe mineira.

O Coelho, por sua vez, tem parada difícil pela frente: vai ao Maracanã, às 18h, enfrentar o terceiro na tabela, Fluminense. Com o oitavo lugar, o time de Belo Horizonte é o último em um virtual G-8 a se formar após as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, com o objetivo de classificar-se para o torneio continental. O tricolor carioca vem de duas derrotas e se complica no duelo direto com o Inter pelo segundo lugar do campeonato, com o título nacional cada vez mais distante.

Na luta contra a zona de rebaixamento, o Coritiba duela contra o Bragantino, no Couto Pereira, às 18h. Primeiro time fora da área de degola, o Coxa contará mais uma vez com o fator casa, tendo vencido seus últimos três compromissos em seus próprios domínios. A briga do Massa Bruta, de acordo com a tabela, é por um lugar na Copa Sul-Americana do próximo ano, sem grande risco de queda e com pouca possibilidade de forte alta na classificação.

Outro time que foge do fantasma do descenso é o Ceará. O Vozão visita o Atlético-MG, no Mineirão, às 18h. Uma posição acima do alviverde paranaense, a equipe cearense vem de quatro jogos sem vencer (três derrotas e um empate) contra um Galo motivado por dois triunfos seguidos, a fim de garantir vaga direta na próxima edição da Libertadores. O Galo ocupa apenas o atual sétimo lugar, com 46 pontos.

Dentro do Z-4, o Avaí briga contra a má fase para se salvar de voltar à Série B. O Leão da Ilha vem de três derrotas seguidas, duas delas em casa, e se situa na penúltima posição, a três pontos do escape da parte final da tabela. O duelo leonino é diante do Fortaleza, o Leão do Pici, fora de casa, às 16h. A equipe do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda está invicta a quatro jogos e observa uma situação para adentrar à pré-Libertadores, mesmo com o 11º lugar atual.


Confira os horários dos jogos deste domingo (9/10) pelo Brasileirão:

11h
Internacional x Goiás

16h
São Paulo x Botafogo
Fortaleza x Avaí

18h
Fluminense x América-MG
Atlético-MG x Ceará
Coritiba x Bragantino

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação