O holandês Max Verstappen marcou a pole position na classificação da madrugada deste sábado (8/10) no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. O piloto está sob investigação por episódio no Q3, o que pode prejudicar os objetivos de conseguir o bicampeonato mundial nesta etapa.
Durante a noite de sexta-feira (7/10) no Brasil, o desenrolar final de uma novela no jogo de cadeiras para a temporada de 2023 foi se resolvendo horas antes da classificação. A surpresa ficou a cargo da admissão do campeão da Fórmula 2 em 2019 e reserva da Mercedes, Nyck de Vries, para a Alpha Tauri, em vez da Williams, como se esperava. O holandês toma o cockpit de Pierre Gasly, confirmado na Alpine, no lugar de Fernando Alonso, reforço na Aston Martin.
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Q1: Equilíbrio no relógio
O começo da sessão dava motivos para empolgar pela paridade nos tempos, com diferença máxima de 1,6 segundo entre todos os pilotos na primeira tomada. O mais rápido era Verstappen: tempo de 1:30.224. Neste cenário, as Mercedes foram obrigadas a ir logo à pista para melhorar tempos e não correrem riscos de eliminação, surpreendidos com a proximidade dos demais.
Na Alpha Tauri, ambos pilotos reclamavam da situação dos freios. A situação prejudicou Gasly, eliminado por erro na terceira curva do segundo setor. Na leva final de tempos, pelo menos metade do grid lançou voltas e frequentou, com pelo menos um integrante, em algum momento a zona de eliminação.
Q2: Diferença no detalhe
Desde a primeira parte da sessão, a escolha foi por pneus macios em todo o grid, uma vez que se utiliza a gama mais conservadora, ou seja, a de menor desgaste, para este fim de semana. A curiosidade no início da sessão intermediária ficou com Lando Norris: o piloto da McLaren anotou o melhor primeiro setor de todo o pelotão e mesmo assim fechou com o 11º tempo, a seis décimos da ponta.
Com diferenças tão mínimas, se fazia compreensível a correria das equipes nos boxes para ajustarem os carros e tentar a garantia de uma vaga na parte final da classificação. A melhora foi tamanha e perigosa a ponto dos três primeiros no momento (Max Verstappen, Carlos Sainz e Charles Leclerc) correrem risco de eliminação ao não terem voltado ao traçado. Leclerc, por exemplo, terminou o Q2 em nono.
Sergio Pérez foi o primeiro a abaixar o tempo abaixo da casa de um minuto e meio. Merece destaque a atuação forte da Alpine, com Alonso marcando o segundo tempo na parte média da classificação e Esteban Ocon em quarto.
Q3: Max apontando para o título
Na primeira tomada de tempos, Max Verstappen não economizou potência ao marcar 1:29.304. A polêmica anterior à melhor volta lançada pode mudar a ordem do grid de largada: a falta de tração do líder do campeonato à frente de Norris, jogado para fora da pista em volta de aquecimento de pneus, pode acarretar em punição ao holandês. O episódio é investigado pela comissão de prova, com resultado a ser divulgado nas próximas horas.
A última oportunidade foi marcada por uma grande disputa, em uma das melhores sessões classificatórias da temporada. Charles Leclerc apostou forte nas curvas em aceleração, havia obtido o recorde no segundo setor, foi o melhor na tomada final, mas não foi capaz de melhorar o tempo pessoal, assim como os pilotos da parte alta do grid.
Com isso, Verstappen tem grande vantagem para conquistar o título na corrida de domingo (9/10). Para o bicampeonato, o atleta da Red Bull precisa vencer e somar o ponto de volta mais rápida, dependendo só de si. Em caso de triunfo simples, Leclerc deve ficar fora do pódio para que o holandês chegue ao segundo título seguido. O Grande Prêmio do Japão se inicia às 2h, no horário de Brasília, com transmissão da Band.
Confira o resultado completo da classificação para o Grande Prêmio do Japão:
1 - Max Verstappen (Red Bull) 1:29.304
2- Charles Leclerc (Ferrari) 1:29.314
3- Carlos Sainz (Ferrari) 1:29.361
4- Sergio Pérez (Red Bull) 1:29.709
5- Esteban Ocon (Alpine) 1:30.165
6- Lewis Hamilton (Mercedes) 1:30.261
7- Fernando Alonso (Alpine) 1:30.322
8- George Russell (Mercedes) 1:30.389
9- Sebastian Vettel (Aston Martin) 1:30.554
10- Lando Norris (McLaren) 1:31.003
11- Daniel Ricciardo (McLaren) 1:30.659
12- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 1:30.709
13- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) 1:30.808
14- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) 1:30.953
15- Mick Schumacher (Haas) 1:31.439
16- Alexander Albon (Williams) 1:31.311
17- Pierre Gasly (Alpha Tauri) 1:31.322
18- Kevin Magnussen (Haas) 1:31.352
19- Lance Stroll (Aston Martin) 1:31.419
20- Nicholas Latifi (Williams) 1:31.511
*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader
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