CONVOCAÇÃO

Seleção convocada por Tite terá média de 28,4 anos na Copa do Mundo

Em média de idade, equipe de 2022 perde apenas para o time de 2010. Daniel Alves e Thiago Silva passam Djalma Santos e se tornam os jogadores mais velhos a defender o Brasil em um Mundial

Danilo Queiroz
postado em 07/11/2022 17:49 / atualizado em 07/11/2022 17:56
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Daniel Alves, de 39 anos, puxando a fila dos mais experientes, e Gabriel Martinelli, 21, como principal representante do bloco dos mais jovens. Na convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo Qatar-2022, nesta segunda-feira (7/11), o técnico Tite deu lugar aos mais variados estilos de jogadores, passando por todas as idades. A mistura rendeu a segunda maior média de idade em todas as participações tupiniquins no torneio: 28,4 anos.

Em 22 participações no Mundial, o Brasil teve uma equipe mais velha apenas na edição de 2010, na África do Sul. Na ocasião, o grupo comandado pelo técnico Dunga e eliminado nas quartas de final com derrota para a Holanda ficou com o índice de 29,3 anos. Todos os outros, incluindo nas campanhas dos cinco títulos da Copa do Mundo, a média de idade ficou abaixo da apresentada pelo técnico Tite para a disputa do Catar entre novembro e dezembro.

O número, inclusive, consolida uma tendência de o Brasil utilizar uma Seleção experiente em busca do hexacampeonato. Desde 2002, quando o grupo tinha 26,8 anos, todas as tentativas de ser campeão se deram com equipes acima dos 28 anos de média de idade. Carlos Alberto Parreira teve um time de 28,3 anos em 2006, na Alemanha. Na edição do Brasil, em 2014, a segunda versão da família Luiz Felipe Scolari tinha 28,2 anos. Em 2018, já com Tite, o índice foi de 28,1 anos.

Thiago Silva manda recado nas redes sociais
Thiago Silva manda recado nas redes sociais (foto: Mauro Pimentel/AFP)

Com Martinelli como expoente, a lista de jogadores na casa dos 20 conta com Ederson (29), Éder Militão (24), Marquinhos (28), Bremer (25), Alex Telles (29), Fred (29), Fabinho (29), Bruno Guimarães (25), Lucas Paquetá (25), Raphinha (25), Richarlison (25), Antony (22), Rodrygo (21), Vinicius Junior (22), Gabriel Jesus (25) e Pedro (25). Puxado por Dani Alves, o grupo dos trintões é reforçado por Neymar (30), Everton Ribeiro (33), Casemiro (30), Alex Sandro (31), Thiago Silva (38), Danilo (31), Weverton (34) e Alisson (30).

No Catar, o técnico Tite terá à disposição os dois nomes mais velhos a disputar uma Copa do Mundo vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Aos 39 anos, o lateral-direito Daniel Alves, do Pumas-MEX, vai bater a marca estabelecida pelo companheiro de posição Djalma Santos. O ídolo do Palmeiras disputou a edição de 1966, na Inglaterra, aos 37. Com 38, o zagueiro Thiago Silva, do Chelsea, vai assumir o segundo lugar da lista. Os dois nomes, inclusive, chegam no terceiro Mundial das carreiras.

Veja os 26 convocados para a Copa do Mundo

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla), Danilo (Juventus) e Daniel Alves (Pumas);
Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Chelsea), Eder Militão (Real Madrid) e Bremer (Juventus);
Volantes: Casemiro (Manchester United), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle) e Fabinho (Liverpool);
Meio-campistas: Lucas Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo);
Atacantes: Neymar (Paris Saint-Germain), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona) e Antony (Manchester United).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação