COPA DO MUNDO

Homenagem e inspiração: entenda simbolismo do amuleto de Tite na convocação

Broche de águia utilizado pelo treinador foi doado pelo ICD-RS, referência em cuidados contra o diabete, que atende 4,5 mil crianças, com missão de inspirar e dar sorte ao treinador e à Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Danilo Queiroz
postado em 07/11/2022 19:42 / atualizado em 07/11/2022 22:29
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Durante o evento de convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Qatar-2022, um adereço no vestuário escolhido pelo técnico Tite chamou a atenção. O reluzente broche de águia prateado, várias vezes destacado durante a divulgação dos 26 escolhidos para buscar o hexa e a coletiva de explicação das opções, tem um viés social: é uma homenagem ao Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICD-RS). Porém, o objeto também representa inspiração e sorte ao treinador tupiniquim.

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o broche de Tite foi doado por Paulo Roberto Falcão, ex-jogador da Seleção Brasileira, do Internacional, do São Paulo e da Roma, e presidente do Conselho de Administração do ICD-RS. A entidade sem fins lucrativos é referência em cuidados contra a doença e presta assistência interdisciplinar a mais de 4,5 mil crianças, com diabetes tipo 1 e tipo 2, desde 1998 em Porto Alegre.

A aproximação de Tite com a instituição aconteceu meses antes da convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, mas já em meio à reta final do ciclo de preparação para o torneio no Catar. Em junho, o treinador foi convidado de um jantar beneficente da Associação Leopoldina Juvenil, promovido pelo Instituto da Criança com Diabetes (ICD). No evento, o técnico falou sobre o Mundial e respondeu perguntas de crianças atendidas pela entidade.

Tite recebe broche de criança atendida pelo ICD-RS. Objeto serviu como amuleto na convocação para a Copa do Mundo
Tite recebe broche de criança atendida pelo ICD-RS. Objeto serviu como amuleto na convocação para a Copa do Mundo (foto: Fábio Martins/Divulgação/ICD)

No encontro, Tite recebeu a joia da águia prateada, a mascote do instituto, das mãos de uma das crianças atendidas pelo ICD-RS. O amuleto entregue ao treinador foi doado pelo Studio Leila Fraga. O adereço foi entregue ao comandante do time tupiniquim com a função especial de inspirar e dar sorte ao treinador e à Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2022, marcada entre novembro e dezembro, no Catar.

Detentor de algumas superstições, muitas delas relacionadas à religião, Tite guardou o broche e o utilizou justamente no início da caminhada para buscar o hexacampeonato do Brasil, quando divulgou os 26 jogadores escolhidos para compor o grupo da Copa do Mundo. A preparação do time tupiniquim começa na próxima segunda-feira (14/11), em Turim. No Catar, a estreia será em 24 de novembro, contra a Sérvia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação