Campeonato Brasileiro

Penúltima rodada do Campeonato Brasileiro encurta disputa por copas

Na 37ª de 38 datas da longa competição, restam três vagas para a Libertadores e todas as vagas da Copa Sul-Americana por preencher-se. Rebaixamento pode ser definido.

Paulo Martins*
postado em 08/11/2022 10:55
Sob pressão, o Atlético-MG do meia argentino Matías Zaracho (com a bola) volta a jogar em casa, frente ao Cuiabá, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro -  (crédito:  Pedro Souza/Atlético Mineiro)
Sob pressão, o Atlético-MG do meia argentino Matías Zaracho (com a bola) volta a jogar em casa, frente ao Cuiabá, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro - (crédito: Pedro Souza/Atlético Mineiro)

As últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro se definem até o domingo (13/11), com as definições de vagas para a próxima temporada ainda em aberto em todos os setores da classificação. Tal abertura pode se exemplificar na Copa Sul-Americana, com nenhum dos seis representantes conhecidos até então. Neste meio de semana, entre esta terça (8/11) e quinta-feira (10/11), se joga a penúltima data do torneio.

Em jogo solitário nesta terça-feira (8/11), o São Paulo deseja entrar de vez no grupo de acesso à Libertadores, estando um ponto abaixo desta área. Para isto, o Tricolor deverá contar com a força do Morumbi, onde recebe o vice-líder e classificado Internacional, a partir das 21h30.

Na quarta-feira (9/11), o manejo pela passagem à Copa Sul-Americana motiva duas equipes libertas do rebaixamento, em partidas às 19h. No Couto Pereira, o Coritiba encara o Corinthians para tentar subir na tabela e no Maracanã o Goiás duela contra o Fluminense. Alvinegros e tricolores já estão matematicamente na copa máxima do continente.

Tentando contar com suas próprias forças em campo, o Ceará vai a Florianópolis enfrentar o rebaixado Avaí, às 19h. A quatro tentos de escapar do Z-4, um tropeço fora dos planos pode levar o Vozão ao descenso. Por punição em confusão como local, diante do Cuiabá, a partida final contra o também relegado Juventude será com portões fechados.

Quem poderá contar com sua torcida é o Atlético-GO. No Antônio Accioly, o Dragão recebe o Athletico-PR às 20h30. O problema é o confronto por objetivos, uma vez que o Furacão ainda não se encontra garantido na fase de grupos da Libertadores, mesmo se situando no provisório sexto lugar.

No mesmo horário, o Fortaleza deve novamente encher seu estádio para tentar chegar à principal copa continental, após tropeço contra os rubro-negros goianos na partida passada. O Castelão novamente deverá ser combustível para o Leão, em compromisso frente ao Bragantino, postulante a vaga na Sul-Americana.

Em seu último jogo em casa pelo Brasileirão, o campeão Palmeiras recebe o América-MG às 21h30, no Allianz Parque. A partida tende a ser a da recepção do troféu do Campeonato Brasileiro, conquistado pelo Verdão duas rodadas atrás. Do outro lado, o Coelho é mais um dos competidores por um lugar na Libertadores e tentará ofuscar a festa dos paulistas. Concomitantemente e sem mais objetivos na competição, Juventude e Flamengo se enfrentam no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Na quinta-feira (10/11), o instável Atlético-MG terá novo teste em casa para se manter dentro do G-8, no Mineirão, às 20h. Entretanto, a missão será complicada, novamente: o Cuiabá luta contra o rebaixamento e, em caso de derrota de Atlético-GO e Ceará, uma vitória basta para o Dourado, primeira equipe fora da zona da degola, confirmar o descenso dos concorrentes e se manter na elite.

Embalado pelo triunfo como visitante perante o Galo, o Botafogo tenta seguir em sua saga rumo à Libertadores. A apenas dois pontos da zona de classificação para a maior competição da América do Sul, o Glorioso recebe o Santos em seu estádio, às 20h. Para o Peixe, esta é a última oportunidade matemática de batalhar pelo mesmo objetivo em sua partida final.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação