Copa do Mundo

Veja como foi a atuação dos árbitros brasileiros na 1ª rodada da Copa

Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio mediaram confrontos nesta segunda-feira (21/11), contando com polêmicas em pênaltis e acréscimos

Paulo Martins*
postado em 21/11/2022 19:09 / atualizado em 21/11/2022 21:45
O tempo íntegro de jogo em Inglaterra 6 x 2 Irã chegou a uma hora e 57 minutos de jogo, oferecido pelos 27 minutos totais de acréscimos referidos por Raphael Claus (foto) -  (crédito:  AFP)
O tempo íntegro de jogo em Inglaterra 6 x 2 Irã chegou a uma hora e 57 minutos de jogo, oferecido pelos 27 minutos totais de acréscimos referidos por Raphael Claus (foto) - (crédito: AFP)

A arbitragem brasileira foi um dos temas deste segundo dia de Copa do Mundo Qatar-2022. Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio foram os juízes de dois dos três duelos desta segunda-feira (21/11), válidos pela primeira rodada do Mundial, nos Grupos A e B. Veja um resumo sobre a atuação dos donos do apito no país em sua atuação mundialista.

O dia de partidas começou com o longo jogo oferecido pelo paulista, na goleada inglesa por 6 x 2 frente ao Irã. Com o marcador zerado, aos dois minutos, o brasileiro não foi chamado pela cabine do árbitro de vídeo para checar possível pênalti de Rouzbeh Cheshmi em Harry Maguire em agarrão na área durante um escanteio.

Apesar de um jogo um tanto faltoso, Claus sinalizou apenas dois cartões amarelos, ambos para o selecionado iraniano. Compreensíveis os 14 minutos de acréscimo na primeira metade do confronto, pela concussão sofrida pelo goleiro Alireza Beiranvand, a decisão de larga compensação na etapa final foi contestada, com 10 minutos a mais em um jogo com poucas interrupções e com um marcador em 6 x 1.

Além disso, Raphael decidiu ir à cabine do VAR para checar um pênalti de John Stones em Morteza Pouraliganji, a dois minutos do fim estabelecido pelo mesmo. Com a penalidade marcada e o segundo gol de Mehdi Taremi, o mediador encerrou o cotejo sendo contestado por alguns pormenores em sua atuação, sobretudo por esta ser exibida em competição de alto grau como a Copa do Mundo.

Em jogo razoavelmente mais tranquilo, na sequência, Wilton foi o juiz de Senegal 0 x 2 Holanda. Nesta ocasião, o goiano exibiu por três vezes o cartão amarelo, mantendo a média baixa entre os árbitros nacionais nesta primeira data, com duas cartolinas e meia de aviso por jogo. Mesmo com alto confronto físico entre os rivais, Sampaio também teve a sorte de não lhe aparecer nenhum lance complicado que não o comprometesse.

Entretanto, o efeito prático do mesmo hábito dos brasileiros e do catari Abdulrahman Ibrahim Al-Jassim, árbitro do empate a um tento entre Estados Unidos e País de Gales, foi a tônica do dia. Com oito minutos a mais por jogar da fase em seu respectivo compromisso, os neerlandeses ampliaram o marcador e subiram à ponta do Grupo A junto do Equador, mandando Senegal à lanterna, ao lado dos anfitriões.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação