COPA DO MUNDO

Fifa abre expediente disciplinar contra o Equador por cantos da torcida

Este é o primeiro expediente disciplinar do torneio no Catar, que termina no dia 18 de dezembro. A organização não especifica o conteúdo desses cânticos

Agence France-Presse
postado em 22/11/2022 18:36 / atualizado em 23/11/2022 01:02
 (crédito: RAUL ARBOLEDA / AFP)
(crédito: RAUL ARBOLEDA / AFP)

A Fifa abriu nesta terça-feira (22/11) um expediente disciplinar contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) devido a "cânticos" ofensivos de torcedores do país no jogo de abertura da Copa do Mundo, no qual o time sul-americano derrotou o anfitrião Catar por 2 a 0.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

A organização não especifica o conteúdo desses cânticos, mas diz se apoiar no artigo 13 de seu código disciplinar, que pune "ofender a dignidade ou a integridade de um país, de uma pessoa ou de um grupo com palavras desrespeitosas, depreciativas, discriminatórias ou injuriosas".

A Fifa pune uma infração como essa com "dez jogos de suspensão" quando se trata de um jogador ou diretor, e com uma multa de "pelo menos 20 mil francos suíços" e um jogo com fechamento parcial quando se trata de uma federação. Este é o primeiro expediente disciplinar do torneio no Catar, que termina no dia 18 de dezembro.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação