LUTO

Conheça a história do ex-jogador Dondinho, o pai de Pelé

Rei do Futebol era filho do Dondinho, que atuou em clubes mineiros e se tornou a grande inspiração no mundo do futebol para seus filhos

Luísa Mariana Moura*
postado em 30/12/2022 12:19
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Na família do Pelé, o futebol sempre correu nas veias. O maior ídolo do rei foi seu pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, falecido em 1996. Ele chegou a jogar no Atlético Mineiro. Ficou conhecido como "Maleável", devido à sua facilidade para subir para o cabeceio.

"Meu pai foi meu maior torcedor e também meu maior professor, sempre sonhei em jogar como ele", comentou Pelé em suas redes sociais antes de falecer.

A passagem de Dondinho pelo Galo, fez com que o Pelé torcesse para o time. "Na verdade, eu torcia pelo Atlético Mineiro, porque meu pai, ‘seu’ Dondinho, jogou lá”, disse Pelé em entrevista à revista Placar em 1999. 

O pai do rei realizou uma única partida pelo Atlético que foi em 1940. Durante a partida, o atacante teve uma lesão séria no menisco em uma disputa de bola e nunca mais atuou pelo clube. Chegou a jogar pelo Yuracan, time da cidade de Itajubá (MG), antes do grande alvinegro.

Nas redes sociais, o clube mineiro lamentou a morte de seu torcedor Pelé.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação