Liga Europa

Com direito a espetáculo de gigantes, Europa League estreia play-in

Fase prévia às oitavas de final do certame secundário europeu teve surpresas e grande batalha entre multicampeões do Velho Continente

Paulo Martins*
postado em 16/02/2023 19:00
Em jogo aberto e cheio de oportunidades, Barcelona e Manchester United abrem, com gala, o mata-mata da Europa League -  (crédito:  AFP)
Em jogo aberto e cheio de oportunidades, Barcelona e Manchester United abrem, com gala, o mata-mata da Europa League - (crédito: AFP)

O enredo da rodada de ida da Liga Europa não poderia ser melhor. Na tarde desta quinta-feira (16/2), oito compromissos abriram as disputas por vagas na fase de oitavas de final. Os vencedores desta etapa, entre os segundos dos grupos deste certame com os terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões, medem forças com os melhores grupais, cativos da segunda fase do mata-mata.

A rodada foi aberta com chave de ouro, em um movimentado e interessante duelo de gigantes na Espanha. O Manchester United e Barcelona protagonizaram um grande espetáculo no Camp Nou, finalizado em 2 x 2. Apesar da eletricidade do primeiro tempo, os gols saíram na etapa complementar: Marcos Alonso abriu a conta aos cinco, mas Marcus Rashford e Jules Koundé (contra) alteraram a sorte culé. Aos 31, Raphinha voltou a empatar a partida.

Apesar da grande pressão no final, os catalães não conseguiram a segunda reviravolta do placar. Agora, devem encarar a cheia casa inglesa na próxima quinta-feira (23/2), data de volta dos duelos, em Old Trafford. Qualquer empate leva a definição do classificado aos pênaltis.

Irreconhecível em casa, o Ajax tropeçou no Union Berlim, em plena Johan Cruyff Arena. Apático e pressionado pelos alemães no segundo tempo, com menos energia em relação aos primeiros 45 minutos, os holandeses não saíram do zero e terão o Estádio Olímpico da capital germânica contra si, na volta. Um placar equilibrado leva aos tiros de penalidade.

Outro time tradicional a ter trabalho foi a Roma. Os giallorossi foram à Áustria, onde pouco incomodaram e pouco foram pressionados pelo Red Bull Salzburg. Com o jogo travado, ao gosto dos locais, o argentino Nicolás Capaldo fez o tento da vitória pelo placar mínimo aos 90 minutos de jogo. Agora, os comandados de José Mourinho terão o Estádio Olímpico de sua cidade para testar a sorte para seguir, com o empate eliminando os italianos.

No Estádio Wojska Polskiego, em Varsóvia, na Polônia, o Shakhtar Donetsk teve sua casa em campo neutro para superar os franceses do Rennes. No primeiro tempo, Dmytro Kryskiv e Artem Bondarenko fizeram a festa ucraniana, com Karl Toko Ekambi descontando na metade derradeira. O time da região de Donbass pode dar uma alegria à região em guerra em caso de classificação, com o empate sendo suficiente para o objetivo.

No segundo horário, o destaque ficou para o sonoro tropeço do Sporting contra o Midtjylland, da Dinamarca, por 1 x 1, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Apesar de grande pressão durante os 90 minutos diante de uma retranca intencional pelo resultado, Emam Ashour abriu o placar aos 32 minutos da etapa final, com Sebastián Coates salvando os Leões da derrota aos 49, sob o final. A volta será no Idraetspark, casa dos nórdicos, com o empate levando a vaga a ser decidida por pênaltis.

Em Turim, a Juventus não sobrou quando deveria e tanto quanto era aguardado na prévia. Com isso, tropeçou a uma unidade diante do Nantes. Ao perder uma série de oportunidades após tomar o tento de igualdade, a Velha Senhora deixa a vaga para ser definida no Estádio Louis Fonteneau, na França, precisando vencer para classificar-se à instância seguinte. Dusan Vlahovic abriu o placar aos 12 minutos iniciais e Ludovic Blas empatou em chance rara dos visitantes, aos 15 da etapa derradeira.

Na Espanha, o Sevilla superou o PSV em um duelo interessante, por 3 x 0. Youssouf En-Nesyri abriu o marcador aos 46 do primeiro tempo, este, por sua vez, bastante travado. No quinto minutos pós-intervalo Lucas Ocampos ampliou e no nono, Nemanja Gudelj decretou a goleada, mostrando a queda neerlandesa. A volta será no Philips Stadion, em Eindhoven, na Holanda, com os andaluzes podendo perder por dois gols de diferença para ainda assim ir à próxima etapa.

Fechando o longo dia, o Mônaco teve grande reviravolta contra o Bayer Leverkusen, por 3 x 2, com um confronto quente e tenso na Bayarena, na Alemanha. O goleiro local Lukas Hradecky quis simular falta contra Moussa Diaby e fez gol contra aos nove minutos, sendo a origem das animosidades. Logo do início do segundo tempo, Moussa Diaby empatou e Florian Wirtz virou com 14. Krepin Diatta voltou a empatar aos 29 e Axel Disasi converteu o golaço fatal aos 47. A chance de revanche será no Estádio Louis II, no pequeno principado mediterrâneo. O empate dá o avanço aos monegascos. 

Confira os resultados dos jogos de ida do play-in da Europa League:

Barcelona (ESP) 2 x 2 Manchester United (ING)
Ajax (HOL) 0 x 0 Union Berlim (ALE)
Red Bull Salzburg (ÁUS) 1 x 0 Roma (ITA)
Shakhtar Donetsk (UCR) 2 x 1 Rennes (FRA)
Juventus (ITA) 1 x 1 Nantes (FRA)
Sporting (POR) 1 x 1 Midtjylland (DIN)
Sevilla (ESP) 3 x 0 PSV (HOL)
Bayer Leverkusen (ALE) 2 x 3 Mônaco

* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE