Liga dos Campeões

Oitavas da Champions começam a ser definidas nesta terça-feira (7/3)

Primeiros classificados às quartas de final serão definidos em confrontos com revelações da competição. Expectativa é de aumento de gols

Paulo Martins*
postado em 06/03/2023 18:22
 (crédito: Twitter/Borussia Dortmund)
(crédito: Twitter/Borussia Dortmund)

Após uma média de gols baixa nos confrontos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, a sensação é de um maior índice de bolas na rede a partir desta terça-feira (7/3), com o começo das datas de volta. Desconsiderando os 5 x 2 do Real Madrid sobre o Liverpool — único a ter superado as duas unidades no placar — a média nos demais sete jogos é de 1,43 gol cada.

Se tratando de duelo travado, o melhor a definir a tensão desta fase inicial do mata-mata foi o triunfo do Borussia Dortmund frente ao Chelsea pelo placar mínimo, no Signal Iduna Park. Os alemães resistiram na defesa durante a maior parte do jogo e contaram com o gol de Karim Adeyemi para chegar à 11ª vitória em 2023, mantendo a invencibilidade no novo ano, em todas as frentes de disputa.

O desafio dos germânicos será encarar o reforçado time londrino diante de 45 mil espectadores no Stamford Bridge. Porém, a pressão soa estar do lado dos Blues, que vinham de seis jogos sem vencer até bater o Leeds no último sábado (4/3), alcançando apenas o 10º lugar da Premier League. Em casa, os ingleses são eliminados com um empate, tendo a obrigação de vencer: com um gol de diferença, leva o confronto à prorrogação, passando com um marcador maior a seu favor.

O alto nível do futebol europeu exige continuidade e equilíbrio. Esta máxima sustenta a performance do Benfica, invicto há 12 compromissos, incluindo uma eliminação na Taça de Portugal para o Braga e os 2 x 0 da ida, em Bruxelas, contra o Club Brugge. Não apenas o resultado mas o bom futebol garantem os Encarnados como uma força interessante nesta Champions e guia os lisboetas a mais um título português.

Em fase de recuperação no cenário interno, por outro lado, os belgas parecem ter perdido toda aquela organização que conduziu à competente classificação no Grupo B. No campeonato local, são 19 pontos em relação ao líder Genk. No certame continental, resta torcer contra o milagre de golear o time de Roger Schmidt, em pleno Estádio da Luz, para manter vivo o sonho de seguir fazendo história.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE