Apesar dos cinco pontos de diferença, Manchester City e Arsenal protagonizam uma verdadeira final antecipada nesta quarta-feira (26/4), pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, a Premier League. No Etihad Stadium, os Citizens têm a pressão a favor para tentar encurtar a diferença para os Gunners, pelo título nacional.
A distância na classificação se dá por um detalhe enorme para a circunstância: o vice-líder tem um jogo atrasado a cumprir, que será em 3 de maio, contra o West Ham, também em casa. Com isso, a partida pode ser o divisor de águas a favor do virtual heptacampeonato do time azul, consolidando uma hegemonia histórica, com cinco títulos em seis edições. Além do mais, manteria a tradição de tricampeonatos das equipes da cidade, copiando os feitos do arquirrival, Manchester United, de 1998/1999 a 2000/2001, e de 2006/2007 a 2008/2009.
Do lado londrino, joga a sede de ser campeão inglês após 19 anos. Para quem viu o lendário time que foi campeão invicto na temporada 2003/2004, não imagina que aquele seria o último dos títulos alvirrubros. Neste meio tempo, o time do Distrito de Islington amargou dois vice-campeonatos, nas temporadas 2004/2005 e 2015/2016, nos inéditos títulos de Chelsea e Leicester, respectivamente.
Desde então, no formato atual da Premier League, o clube da capital viu a equipe do norte levantar todas as taças, desde a edição 2011/2012, decidida com o sofrido gol de Sergio Aguero contra o Queens Park Rangers.
Esporte bretão, ideias ibéricas
Vários dos holofotes da partida estarão direcionados ao banco de reservas. Não para menos, a amizade entre Pep Guardiola e Mikel Arteta viverá 90 minutos de cessão pela batalha do título inglês. Os espanhóis, cotados entre alguns dos melhores treinadores do mundo, deixam a história recente em um encontro para lá de especial.
O comandante dos Gunners foi formado como assistente do próprio companheiro de profissão. Após deixar o mesmo banco de Pep, Mikel passou a comandar e reformular o time onde foi ídolo no meio-campo, quando jogador, em uma posição semelhante à do tutor como técnico. Hoje, com um Arsenal forte, a verdadeira prova de fogo será na defesa da liderança contra o mestre dos Citizens.
Serviço:
Manchester City x Arsenal
Premier League — 33ª rodada
Local: Etihad Stadium, Manchester, Inglaterra
Horário: 16h
Transmissão: ESPN e Star+
Prováveis escalações:
Manchester City
Ederson; Akanji, Rúben Dias e Laporte; Stones, Rodri, Mahrez, Gundogan, De Bruyne e Grealish; Haaland; Técnico: Pep Guardiola
Arsenal
Ramsdale; White, Holding, Gabriel Magalhães e Zinchenko; Xhaka, Thomas Partey, Saka, Odegaard e Gabriel Martinelli; Gabriel Jesus; Técnico: Mikel Arteta
Arbitragem: Michael Oliver
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Esportes
Há risco de fuga da Espanha, caso Daniel Alves deixe prisão, alerta MP
Esportes
PSG tem maior folha salarial, mas acumula déficit bilionário; veja ranking!
Esportes
Brasiliense anuncia amistosos de preparação para a Série D do Brasileiro
Esportes
Fórmula 1 tem novo regulamento para fim de semana com corrida sprint
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.