NBA

Nuggets derrota Lakers no início da final da Conferência Leste da NBA

Com direito a recordes do craque Jokic, franquia de Denver derrota o Los Angeles de LeBron James e lidera a série; Confira a agenda do restante das finais desse lado da conferência

Gabriel Botelho*
postado em 18/05/2023 00:43 / atualizado em 18/05/2023 00:43
Dono da melhor campanha da temporada regular, o Denver Nuggets conseguiu excelente resultado  -  (crédito:  Images/AFP (Photo by MATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)       )
Dono da melhor campanha da temporada regular, o Denver Nuggets conseguiu excelente resultado - (crédito: Images/AFP (Photo by MATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) )

A noite de (16/05) marcou a abertura da série das finais da Conferência Oeste da NBA deste ano. Nos primeiros quatro quartos do embate, o Denver Nuggets levou a melhor diante do Los Angeles Lakers e venceu, pelo placar de 132 x 126. A disputa, com pouca disparidade técnica do início ao fim, marcou a largada dos Nuggets à frente na série que descreve a tentativa do time do Colorado em se classificar de maneira inédita para uma decisão de NBA.

O confronto, além disso, é uma reedição da final da Conferência da temporada 2019/2020, a famosa temporada da ‘bolha’, chamada dessa maneira por conta do método adotado pelo melhor basquete do mundo para evitar contaminações durante a pandemia de Covid-19. Naquela ocasião, os Lakers avançaram à decisão após varrerem a série com o placar de quatro a um. Agora, os Lakers buscarão uma reação frente ao bem equilibrado esquadrão de Denver, ainda longe da torcida amarela e roxa.

Jokic à flor da pele

O placar equilibrado, não transpareceu, no entanto, o panorama total da partida. Apesar de ter estado à frente no embate por todos os seus 48 minutos, o confronto entre as equipes apresentou diferentes cenários à medida em que avançava. Ao final do primeiro tempo, a diferença no placar era de 18 pontos, situação que nem mesmo o inspirado pivô dos Lakers Anthony Davies - este que anotou 40 pontos na partida - era capaz de alterar.

A forte performance dos Nuggets, apesar de ver os Lakers constantemente no retrovisor, se deve muito ao incrível desempenho do pivô, Nikola Jokic. A estrela sérvia, já no primeiro quarto, quebrou recorde. Nos 12 minutos iniciais, o jogador anotou 12 rebotes, cinco assistências e dois tocos, a maior marca em qualquer período de uma partida da liga nos últimos 25 anos. Além disso, somou mais rebotes na primeira etapa do que toda a equipe dos Lakers somada, com 16.

Na virada para a segunda metade do jogo um, a franquia californiana, no entanto, foi capaz de diminuir ainda mais a diferença no placar, que chegou a ser de apenas três pontos no último quarto. No entanto, Jokic ainda mostrava serviço.

Mais um recorde para o sérvio

Ainda na metade do terceiro quarto, o sérvio somou ainda mais números na partida e alcançou um triplo-duplo, o seu sexto apenas na pós-temporada deste ano. Com o feito, Nikola igualou ninguém menos do que Magic Johnson, como o segundo jogador na história da NBA que mais vezes computou o quesito em um único playoff.

Apesar de terem chegado perto de uma igualdade no placar, os Lakers voltam a Los Angeles com uma largada negativa. LeBron James, chegou a namorar um triplo-duplo. Porém, com 26 pontos, 12 rebotes e nove assistências, tampouco foi capaz de alterar a derradeira derrota da equipe 14 vezes campeã da liga.

Além disso, os Nuggets também contaram ótima partida do armador Jamal Murray. O canadense, que assumiu a responsabilidade nos poucos momentos em que Jokic não foi capaz de aproveitar suas oportunidades, anotou 31 pontos, cinco rebotes e cinco assistências. Todo o time titular de Denver, por sinal, se saiu bem. Contando com Caldwell-Pope, Michael Porter Jr. e Aaron Gordon, além dos outros dois já citados, todos anotaram, no mínimo, 12 pontos. Anthony Davies, que jogou por 41 minutos, foi o cestinha da partida.

Agenda do restante da série

Jogo 2: 18/05 - Nuggets x Lakers

Jogo 3: 20/05 - Lakers x Nuggets

Jogo 4: 22/05 - Lakers x Nuggets

Jogo 5: 24/05 - Nuggets x Lakers, (se necessário)

Jogo 6: 26/05 - Lakers x Nuggets, (se necessário

Jogo 7: 28/05 - Nuggets x Lakers, (se necessário)

* Todos os jogos da série serão transmitidos pela ESPN no Star+, com começo marcado para às 21h30, pelo horário de Brasília.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação