Tênis

Bia Maia vira sobre Ons Jabeur e vai às semis de Roland Garros

Em partida tensa e com forte ritmo de lado a lado, brasileira supera clímax da partida e vai às semifinais pela primeira vez desde Maria Esther Bueno, podendo encarar Swiatek ou Gauff

Paulo Martins*
postado em 07/06/2023 08:39 / atualizado em 07/06/2023 08:43
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O sonho de Beatriz Haddad Maia segue no circuito de Roland Garros, em Paris. Na manhã desta quarta-feira (7/6), a brasileira triunfou com virada contra a tunisiana Ons Jabeur, na Quadra Phillippe-Chatrier, nas quartas de final do torneio simples feminino por dois sets a um, com parciais de 3/6, 7/6 e 6/1. A número 14 no ranking mundial WTA encara a polonesa Iga Swiatek ou a estadunidense Cori Gauff nas semis.

Após superar a número 7 do ranking, Bia será a primeira semifinalista de um grand slam no feminino, pelo Brasil, desde a heptacampeã Maria Esther Bueno, em 1964, considerando o feminino. O último a fazê-lo na competição francesa foi Guga Kuerten, em 2001.

O jogo

O nível de disputa se viu alto e acirrado desde o primeiro game, mesmo com a rival da brasileira conseguindo vantagem. Dos quatro primeiros games, três foram decididos após um empate a 40 pontos, com o quarto deles durando quase sete minutos, em particular. Jabeur mostrava variação de velocidade e quebra no ritmo para dificultar a reação da brasileira, forçada aos erros na devolução da bola.

No quinto game, Bia chegou a abrir 40 x 15, mas sofreu a virada e se complicou no set, com um 4/1 em contra. A pronta reação veio em pontos rápidos, com um serviço firme para a adversária, no sexto game, e respostas eficazes ao saque, no sétimo, reduzindo a 4/3 e deixando a tunisiana visivelmente incomodada.

Para confirmar o primeiro set, Ons devolveu a bola na contramão em que Maia se dirigia para a batida, no oitavo game. A efetividade da africana no saque garantiu a vitória parcial, incluindo o primeiro ace do jogo, abrindo o marcador geral no espaço de 43 minutos.

No começo do segundo set, no serviço, Beatriz teve o primeiro ace e não poupou em ofensividade para abrir 40 x 0, garantindo o game, com pressão, após sofrer 30 pontos. Jabeur não deixou barato e devolveu com um game perfeito, invicto, o primeiro da partida. O momento e o ritmo seguinte favorecia a brasileira, com solidez para abrir 3/2 parcial na sequência, tendo perdido apenas o quarto game, após um empate a 40 unidades.

Um novo game perfeito da rival tunisiana, para o empate, era um impasse para Maia, devolvendo o game, mas sofrendo um novo 45 x 0 em seguida, onde Bia teve a paciência testada, em um cenário aparentemente permanente até o fim do set. Ciente disso, utilizou energia e explosão para abrir uma curta vantagem e se aproximar do empate, sendo frustrada por mais um game sem sofrer pontos da rival, crescente no momento crítico do jogo, sem desejar conceder a igualdade no marcador geral.

De imediato, Ons teve nova chance para estar a um game da vitória no décimo game, abrindo 40 x 15. Apenas não contava com uma grande reação da brasileira para forçar uma vitória a sete games. Em seguida, com mais de sete minutos, na parte fundamental da partida, após cinco empates a 40 unidades, Ons venceu em uma bola curta e cruel, com ambas próximas à rede, levando ao tie-break. No desempate, após uma hora e dois minutos e com um imponente 7 x 5, a paulista empatou o confronto.

Os erros não forçados da brasileira se mostraram problema na hora de finalizar alguns games durante o jogo. Apesar disso, a tunisiana passou a falhar mais, levando a perder o primeiro game do set final, após recuperar dois game points, com Beatriz liderando a partida pela primeira vez. O ânimo de Jabeur, demonstrado no próprio semblante, diminuiu de imediato com o momento, sobretudo após ver a rival abrir 2/0.

O terceiro game de vantagem para Haddad Maia foi concretizado de forma espetacular, com duas devoluções de primeira no serviço da africana. Após ter o desconto por parte da rival, teve um quinto game acirrado, com mais de cinco minutos de duração, e vitória após uma cena curiosa, onde Ons sacou, teve a volta e chutou a bolinha, crendo que havia perdido o saque, mesmo sem indicação da arbitragem.

A tunisiana buscava motivação para voltar ao jogo, logo de não competir no começo do set. Teve um game de 11 minutos, onde esteve em vantagem três vezes, após empate a 40 unidades. No game final, Jabeur falhou duas vezes sem ser forçada, e Beatriz se classifica historicamente, depois de duas horas e meia de pura resiliência em mais uma atuação histórica.

"Agradeço todo o apoio, especialmente dos brasileiros. Trabalhamos fortemente para esses momentos. Tive que ser paciente no meio do segundo set, pois ela é uma das melhores jogadoras no mundo", afirmou a tenista depois do duelo. A partida de semifinais acontece nesta quinta-feira (8/6), às 11h15.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação