As semifinais da Série A do Campeonato Brasileiro se aproximam dos capítulos derradeiros. Neste sábado (2/9), o Parque São Jorge, em São Paulo, e a Fonte Luminosa, em Araraquara, serão os palcos das partidas de volta das semifinais do Brasileirão Feminino: Corinthians x Santos e Ferroviária x São Paulo.
Vitoriosas na Vila Belmiro, por 3 x 0, as meninas do alvinegro paulista estão com um pé na decisão em decorrência da vantagem e receberão as adversárias do alvinegro praiano apenas para administrar o placar. O São Paulo terá missão difícil contra a Ferroviária. Na ida, no Bruno José Daniel, perdeu por 3 x 1.
Essa é a quarta vez seguida em que pelo menos três das quatro equipes semifinalistas são do Estado de São Paulo. Desde 2020, equipes como Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Ferroviária estiveram no páreo para chegar à final.
O destaque, porém, fica com o Alvinegro do Parque São Jorge. Caso decida o título, estará mais perto de vencer o terceiro campeonato seguido. Os outros candidatos ostentam conquistas. Na elite do Brasileirão, todos os semifinalistas da vez foram campeões, ao menos, uma vez. Ferroviária e Santos contabilizam dois títulos cada, O tricolor paulista, um.
Vaga na mão
Com três gols de vantagem e a partida derradeira a ser disputada diante da própria torcida, o Corinthians poderá perder por até dois gols de diferença para avançar de maneira tranquila. Arthur Elias, dono da prancheta desde 2018, partirá em busca do pentacampeonato brasileiro com nomes como Duda Sampaio e Gabi Zanotti entre as prováveis titulares.
O Santos, apesar da desvantagem, não deixa de se apresentar como ameaça em decorrência dos nomes presentes no elenco. Sob a batuta de Kleiton Lima, comandante conhecedor do futebol santista por estar há um ano na equipe feminina e ter trabalhado no time B masculino, terá nas mãos jogadoras como Bia Menezes e Cristiane para reverter o placar.
Corrida pelo tri
A Ferroviária está próxima de dar mais um passo em direção ao tricampeonato brasileiro. Bem equilibrado, o time de Araraquara protagonizou bela partida diante das moças tricolores e garantiu uma vantagem expressiva para jogar diante da própria torcida no jogo derradeiro. Lideradas pela jovem, mas experiente Aline Gomes, as garotas buscarão confirmar o favoritismo diante de um São Paulo traiçoeiro.
Constante presença nas semifinais, o clube paulistano, antes de sofrer apagão no segundo tempo da primeira partida, terá como esperança a boa apresentação mostrada durante a etapa inicial. Os pertinentes ataques em velocidade pelas beiradas e o oportunismo da artilheira Gláucia serão os trunfos do técnico Thiago Viana. Para avançar direto, será preciso vencer por três gols de diferença, ou, no mínimo, somar 2 x 0 no placar para levar a disputa aos pênaltis.
Serviços:
Corinthians x Santos (3 x 0 agregado)
Data: 2/9 - sábado, 16h
Local: Parque São Jorge, São Paulo
Transmissão: Globo
Escalações prováveis
Corinthians:
Lelê; Katiuscia, Tarciane, Mariza e Yasmin; Luana Bertolucci, Vic Albuquerque e Duda Sampaio; Tamires, Jaque e Jhennifer. Técnico: Arthur Elias
Santos:
Camila; Gi Fernandes, Tayla, Kaká e Bia Menezes; Brena, Yaya, Thaisinha e Ketlen; Fabi Simões e Cristiane. Técnico: Kleiton Lima
Ferroviária x São Paulo (3x1 agregado)
Data: 2/9 - sábado, 16h
Local: Arena Fonte Luminosa, Araraquara-SP
Transmissão: SporTV
Escalações prováveis
Ferroviária:
Luciana, Mônica Bitencourt, Day Silva, Luana Sartório, Barrinha, Suzane Pires, Raquel Domingues, Laryh, Eudimilla , Aline Gomes, Patrícia Sochor. Técnico: Jéssica de Lima
São Paulo:
Carlinha, Fernanda Palermo , Ana Alice, Mimi, Letícia Alves, Maressa, Aline Milene, Rafa Mineira, Mariana Santos, Gláucia, Naná. Técnico: Thiago Viana
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br