Jogos Pan-Americanos

Sem ouro há 36 anos, Seleção masculina de futebol estreia no Pan-2023

Reprovado como técnico interino da Seleção Brasileira depois da Copa do Mundo e eliminado por Israel nas quartas de final do Mundial Sub-20, Ramon Menezes tem teste de fogo para ir ao Pré-Olímpico

Ramon Menezes ganhou o Sul-Americano Sub-20, foi eliminado por Israel nas quartas do Mundial Sub-20, não vingou como técnico interino da Seleção e toca o projeto da CBF pelo tri olímpico -  (crédito: Leandro Lopes/CBF)
Ramon Menezes ganhou o Sul-Americano Sub-20, foi eliminado por Israel nas quartas do Mundial Sub-20, não vingou como técnico interino da Seleção e toca o projeto da CBF pelo tri olímpico - (crédito: Leandro Lopes/CBF)
postado em 23/10/2023 06:01

A Seleção Brasileira masculina de futebol estreia hoje contra os Estados Unidos nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no Estádio Elias Figueroa, em Valparaíso, às 18h, com o peso de um tabu de 36 anos. O país não ganha a medalha de ouro no evento desde Indianápolis-1987. À época, o plantel contava com Taffarel, Ricardo Rocha, André Cruz, Evair, Valdo e Raí sob o comando de Carlos Alberto Silva (1939-2017). Mais do que o fim da abstinência, está em jogo neste torneio o projeto olímpico da CBF.

O técnico Ramon Menezes desembarcou no Chile prestigiado. No início do ano, ele levou o Brasil ao título do Sul-Americano Sub-20. Na sequência, ocupou o cargo de interino da Seleção principal. Venceu Guiné, porém foi superado por Marrocos e Senegal na função de interino. Paralelamente, fracassou no Mundial Sub-20 disputado na Argentina. A geração nascida em 2003 deu adeus ao torneio contra Israel nas quartas de final.

A culpa não recaiu somente em Ramon Menezes. Indeciso na escolha do sucessor de Tite, o presidente Ednaldo Rodrigues tirou o foco do profissional do Mundial Sub-20. O treinador estava na Argentina, voltou ao Rio para convocar a Seleção principal durante o torneio de base e depois regressou ao país vizinho totalizando 7.000km de vaivém. Algum trabalho ficaria prejudicado. Para azar dele e da CBF, Israel e Senegal ampliaram a crise e induziram o cartola a mudar de planos.

Ednaldo Rodrigues queria Ramon Menezes como técnico interino da principal até o acerto final com o fim do contrato do italiano Carlo Ancelotti com o Real Madrid, em julho de 2024. Pressionado, delegou a prancheta a outro interino. Fernando Diniz assumiu a missão de fazer a transição até o desembarque do técnico do time merengue no país.

Ramon Menezes toca o projeto olímpico tendo como escudo o questionado coordenador de base Cláudio Ibrahim Vaz Leal, o Branco. Medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016 e de Tóquio-2020, disputado em 2021 devido à pandemia, o Brasil trata o Pan como vestibular para o Pré-Olímpico da Venezuela, de 20 de janeiro a 11 de fevereiro do ano que vem. Qualquer resultado diferente da medalha de ouro pode abalar a atual estrutura e a sequência do trabalho. O melhor desempenho do Brasil no Pan desde o ouro em 1987 é a prata em Santo Domingo-2003. A última participação terminou com o frustrante bronze diante do Panamá na decisão do terceiro lugar.

O elenco do Brasil tem promessas importantes como o goleiro Mycael (Athletico-PR), o volante Ronald (Grêmio), o meia Marquinhos (Nantes), o meia Guilherme Biro (Corinthians) e o atacante Matheus Nascimento (Botafogo), entre outros.

Oito seleções participam do torneio masculino. Além dos Estados Unidos, o Brasil enfrentará Honduras e Colômbia na fase de grupos. Os jogos do Grupo B serão nas cidades de Viña del Mar e Valparaíso. No A estão Chile, México, República Dominicana e Uruguai. Os dois melhores de cada chave avançarão às semifinais.

O time provável do Brasil para a estreia deve ter: Matheus Donelli; Miranda, Lucas Halter, Gustavo Martins e Patryck; Matheus Dias, Ronald e Guilherme Biro; Figueiredo, Matheus Nascimento e Kaio. O Canal Olímpico do Brasil e a CazéTV, ambos no YouTube, anunciam a transmissão da partida.

 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação