Basquete

Brasília perde para o ex-lanterna Botafogo e continua má fase no NBB

Time candango foi superado pelo alvinegro por 89 x 78 e caiu para a 14ª posição no campeonato; equipe segue no Rio para enfrentar Flamengo e Vasco nos próximos dias

Brasília perdeu mais uma no NBB, desta vez para o Botafogo -  (crédito: Wallace Lima/BFR)
Brasília perdeu mais uma no NBB, desta vez para o Botafogo - (crédito: Wallace Lima/BFR)
postado em 14/11/2023 22:40

A vida dos brasilienses no NBB segue difícil, desta vez com a derrota do Brasília Basquete por 89 x 78 contra o Botafogo, nesta terça-feira (14/11), no Ginásio Oscar Zelaya. Em ação pelo primeiro compromisso de uma sequência no Rio de Janeiro, os candangos buscavam a recuperação após derrotas consecutivas em casa, mas desperdiçaram a oportunidade contra o então lanterna da competição, que ainda não havia vencido nenhum jogo na temporada.

Com o resultado, os representantes do quadradinho caíram para a 14ª colocação e começaram a flertar com as posições fora da zona de classificação aos playoffs. Já o alvinegro carioca conseguiu o primeiro triunfo no retorno ao NBB e deixou o último lugar, agora assumido pelo Mogi das Cruzes (0-5).

A dupla estadunidense do Brasília ajudou com 51 pontos combinados, 26 de Christian Alaekwe e mais 25 de Thomas Cooper, mas ainda assim não foi suficiente para conquistar a vitória. Do outro lado, o desempenho botafoguense passou também pelas mãos de quem veio dos Estados Unidos: Isaac Thornton anotou 25 pontos, enquanto Jamaal contribuiu com 12 e mais 8 assistências.

O jogo

O quarto inicial começou parelho e poderia terminar com vantagem para o Brasília, mas o excesso de erros complicou a atuação. O time treinado por Dedé Barbosa desperdiçou a posse de bola cinco vezes contra apenas duas do adversário, que aproveitou para terminar a parcial na frente por 21 x 15.

No segundo período, o Botafogo mostrou que “fogo” não está só no nome e acertou todos os sete primeiros arremessos para abrir 12 pontos de vantagem. Se não bastasse os 100% de aproveitamento nos chutes de dentro do perímetro no quarto, o alvinegro ainda distribuiu 10 assistências e ofuscou os 15 pontos de Thomas Cooper pelo lado candango para ir aos vestiários ganhando por 53 x 38.

Na volta do intervalo, foi vez de outro estadunidense entrar no páreo e recolocar o Brasília no jogo. Com 12 pontos no terceiro quarto, Christian Alaekwe liderou a arrancada dos visitantes para tentar encostar no placar. O esforço deu certo no começo do último período, quando os candangos empataram a partida com mais 9 pontos do americano. No entanto, Thornton respondeu com a mesma pontuação do outro lado e o Botafogo conseguiu recuperar a liderança até o fim para vencer por 89 x 78.

Próximas partidas

O Brasília segue em solo carioca e enfrenta o Flamengo na próxima quinta-feira (16/11), às 19h, no Maracanãzinho, com transmissão do SporTV e da FlaTV. Já o Botafogo encara o Cerrado, mas apenas no sábado (18/11), às 16h, novamente no Oscar Zelaya, em partida que passa no YouTube do NBB.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->