futebol internacional

O que pode mudar nas regras do futebol? Expulsão temporária e impedimento são discutidos

O que pode mudar nas regras do futebol? Expulsão temporária e impedimento são discutidos -  (crédito: Jogada10)
O que pode mudar nas regras do futebol? Expulsão temporária e impedimento são discutidos - (crédito: Jogada10)
Jogada10
postado em 18/11/2023 14:04

A próxima reunião da International Football Association Board – entidade que regulamenta as regras do futebol – vai discutir novidades que podem entrar em vigor já na temporada 2024/2025 do futebol europeu, segundo informações do jornal espanhol “Marca”.

Uma das mudanças, a alteração na marcação do impedimento, está sendo testada em torneios de base na Suécia e na Itália. Em síntese, seria permitido que o atacante possa estar à frente do defesa, desde que a última parte do seu corpo esteja alinhada com o rival. Ou seja, o impedimento ocorre apenas se todo o corpo do atacante ultrapassa completamente o último defensor.

Nova regra do impedimento é vista como melhora para o futebol e o espetáculo – Foto: Divulgação / Premier League

Por sinal, a mudança, de acordo com a imprensa espanhola, tem apresentado resultados satisfatórios, pois favorece o futebol de ataque e, consequentemente, o espetáculo. A novidade ganhou o nome de “Lei Wenger”. Afinal, Arséne Wenger – treinador do Arsenal durante 22 anos e atual chefe de desenvolvimento de futebol da Fifa – é o idealizador da proposta.

Expulsão temporária no futebol

A expulsão temporária é mais um assunto que vai fazer parte da deliberação da International Board. A medida vem sendo testada em torneios de base e veteranos. Assim, a ideia é adaptar para o futebol uma regra do rúgbi, na qual apenas capitães dos times podem falem com os árbitros, evitando aglomerações desnecessárias.

Deste modo, os árbitros são preservados de ofensas e agressões. Portanto, haveria uma punição de 10 a 15 ao infrator, com o objetivo de desestimular maus comportamentos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->