O Flamengo é o grande campeão do Campeonato Carioca Feminino de 2023. As Rubro-Negras bateram o Botafogo por 2 a 1, neste domingo (19), na Gávea e ficaram com o título do estadual. Com gols de Darlene (esse um golaço) e Cris, na reta final do primeiro tempo, as flamenguistas construíram uma grande vantagem na decisão. As Gloriosas ainda descontaram com gol de Kélen, mas não tiveram forças para reagir. Festa na Gávea.
Flamengo decide nos cinco minutos finais do primeiro tempo
O Botafogo começou pressionando na primeira etapa e buscava dificultar a saída de jogo das atletas do Flamengo. Contudo, a equipe Alvinegra pecava muito nas finalizações e também no último passe. Chai e Kélen tiveram as melhores chances, mas chutaram fraco para defesas fáceis da goleira Bárbara. Por outro lado, as Rubro-Negras chegaram pela primeira vez com perigo aos 28 minutos. Afinal, em cruzamento de Duda na área, a arqueira Yasmin afastou de soco e Isadora pegou de primeira mas finalizou muito mal. Na reta final do primeiro tempo, as Gloriosas seguia com mais posse de bola, mas sem chegar com perigo. As duas equipes sofreram muito com o gramado molhado, já que choveu forte em boa parte da partida., deixando o embate mais físico do que técnico.
Quando o primeiro tempo se encaminhava para um 0 a 0, o Flamengo despertou em menos cinco minutos Aos 41 minutos, Darlene fez uma obra de arte. A meio-campista finalizou de muito longe, encobrindo a goleira Yasmin e marcando um golaço. Três minutos mais tarde, Chay perdeu a bola no meio de campo para Crivelari. A centroavante achou lindo passe para Cris, que saiu na cara do gol. Ela arrancou e só teve o trabalho de deslocar a goleira e marcar o segundo das Rubro-Negras na partida.
Botafogo tenta reação, mas fica no quase
Já na etapa final, o Botafogo veio determinado a buscar o empate e começou sua reação logo no começo do segundo tempo. Afinal, com apenas 20 segundos, Drika caiu dentro da área e a árbitra assinalou pênalti. Kélen bateu forte no canto esquerdo, marcando o primeiro das Gloriosas. Após o gol, a partida ganhou emoção. O Flamengo teve sua grande oportunidade com Gisseli, que limpou a defesa do Botafogo e bateu no cantinho, tirando tinta da trave da goleira Yasmin. Já as Alvinegras tiveram a melhor chance de empatar aos 13 minutos. Kélen fez grande jogada pela esquerda, cruzou rasteiro para Mayara, que dominou livre dentro da área, mas chutou para fora.
O jogo ficou muito truncado em boa parte do segundo tempo, sem grandes emoções. Contudo, no último minuto do jogo, o lance mais inacreditável da partida. Kélen arriscou de fora da área e Bárbara fez um verdadeiro milagre. No rebote, Mayara chegou finalizando, mas acabou mandado para fora. De fato o título tinha que ficar na Gávea. Flamengo, campeão do Campeonato Carioca Feminino.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br