CAPOEIRA

Competição de capoeira rompe fronteiras com edição na Suécia

Disputa do Volta do Mundo - Bambas está marcada para 20 de novembro, em Estocolmo, e promete combates entre os principais capoeiristas do planeta

O brasiliense Erick Maia (D) é o atual campeão do Volta do Mundo - Bambas -  (crédito: Divulgação)
O brasiliense Erick Maia (D) é o atual campeão do Volta do Mundo - Bambas - (crédito: Divulgação)
postado em 21/11/2023 18:21

Estocolmo, a cidade que dança entre os rios e abraça a cultura nórdica, está prestes a testemunhar um novo capítulo na história da capoeira. O Volta do Mundo - Bambas (VMB), em pouco mais de um ano, ganhou notoriedade. Agora, anuncia a expansão global com um evento na Suécia, em 20 de novembro de 2024. O país abrirá as portas para atletas de diversas nações, transformando-se no epicentro da modalidade.

O VMB resgata as raízes do esporte e destaca a essência dessa arte marcial afro-brasileira. O sucesso nas competições nacionais atraiu talentos de todos os cantos do Brasil e do mundo e despertou o interesse internacional. Jakob Forssmed, ministro dos esportes da Suécia, demonstrou vontade em prestigiar o evento, assim como a rainha, Silvia Renata Sommerlath, filha de brasileiro.

"Como diretor-executivo do VMB, presenciar capoeiristas que cogitavam desistir se vendo agora representados em eventos dessa grandeza, é o ponto alto da nossa missão. A capoeira é mais que um esporte, é identidade e superação. O VMB é inclusivo, um símbolo de perseverança e agora de heróis mundiais", disse o CEO Saverio Scarpati.

Atletas de Suécia, Chile, Canadá, Alemanha, Hungria, Colômbia e França participarão do evento em Estocolmo. Contudo, haverá seletivas nos países que abraçam a capoeira com a chancela do VMB. Alemanha, Espanha, Colômbia, Hungria e Portugal realizarão competições locais, nas quais os capoeiristas mais excepcionais serão selecionados para representar as respectivas nações em solo sueco.

"A grandiosidade do VMB vai além dos espetáculos, refletindo na excelência dos atletas escolhidos. Cada capoeirista em Estocolmo será peça fundamental na história da capoeira. A meticulosa seleção de atletas enriquece o VMB, buscando não só excelência, mas atletas que personifiquem a essência da capoeira", ressalta Aritana, diretor-técnico do VMB.

Luiz Carlos Fernandes, presidente da Federação Sueca de Capoeira, destaca que o VMB em Estocolmo é um marco histórico. "Estou muito orgulhoso de que a Suécia seja anfitriã do VMB. Sei que a competição vai inspirar mais pessoas a praticarem capoeira e a aprenderem sobre essa arte marcial única. A capoeira tem o poder de transformar vidas e estou confiante de que o VMB terá um impacto positivo no mundo", enfatiza Luiz Carlos Fernandes.

Porém, enquanto o relógio avança em direção ao grandioso evento em Estocolmo, vale ressaltar que o VMB não está apenas de passagem pelo cenário internacional. Em 27 de janeiro de 2024, a Arena 1 do Parque Olímpico será o palco do VMB4, realizado no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, em julho. A organização mantém a promessa de distribuir uma premiação de 50 mil, com disputas de cinturão acirradas nas categorias masculina e feminina.

O ápice da competição será o embate pelo cinturão entre o atual campeão Erick Maia e o capoeirista, lutadora de MMA e ator Barrãozinho. Uma batalha que irá além das cordas e promete escrever mais um capítulo emocionante na história da capoeira moderna. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->