O encontro candango pelo Novo Basquete Brasil (NBB) teve domínio verde para colorir a cidade. O Cerrado não sentiu o peso de jogar contra o rival e venceu o Brasília com tranquilidade por 84 a 53 nesta sexta-feira (24/11), no ginásio da ASCEB. Valendo a reabilitação no campeonato para as duas equipes, os donos da casa lideraram de ponta a ponta para interromper a sequência de derrotas consecutivas e afundou o adversário em crise.
Gui Santos e Andrezão somaram para 28 pontos, com 15 e 13 respectivamente, e lideraram o time verde rumo a vitória. O cestinha da partida, no entanto, foi Paulo Lourenço pelo time do técnico Dedé Barbosa. Apesar do baixo aproveitamento (33%), o ala anotou 17 pontos e liderou todos os jogadores na estatística, além de contribuir com 6 rebotes.
Com a vitória, o Cerrado subiu para 16º, ultrapassando o Botafogo e o próprio Brasília na tabela. Apesar de estarem igualados com recorde de dois triunfos e sete reveses, o time tricampeão amargou seis derrotas consecutivas e despencou no saldo de pontos, primeiro critério de desempate usado pela liga.
Domínio do começo ao fim
O Cerrado largou na frente e muito devido ao pivô Andrezão, responsável por 8 pontos no quarto inicial. O Brasília tentou se manter no jogo usando as bolas de três, principalmente com Dalaqua, mas o aproveitamento ruim próximo ao garrafão (25%) fez o lado azul e branco ficar para trás no placar e perder a primeira parcial por 21 x 13.
No segundo período as duas equipes abusaram dos desperdícios de posse de bola, com cinco erros de cada lado. Ainda assim, o Cerrado conseguiu ser mais efetivo na hora de arremessar, com 50% de acerto. Juntos, o trio Davi, Gui Santos e Daniel Von Haydin somou mais 15 pontos para os mandantes, enquanto o Brasília repetiu o desempenho abaixo (35% de aproveitamento). Com dificuldades para pontuar, o time tricampeão do NBB ficou para trás e foi para os vestiários perdendo por 41 x 28.
Na volta do intervalo, o Brasília esboçou reagir para encostar após dois acertos de Paulo Lourenço do perímetro. As cestas diminuíram a diferença para 9, mas logo o Cerrado voltou a dominar. Green e Gui Santos deram duas enterradas consecutivas para incendiar a torcida e fazer a vantagem subir para 15. Os donos da casa continuaram sem dar chances para o adversário e foram para a etapa final na frente por 65 x 44.
Já com o resultado encaminhado, os treinadores começaram a dar oportunidade para jogadores com pouco tempo de quadra. Quem aproveitou a chance foi Tiago, com 7 pontos, e Jonathan, com 6, que aumentaram a vantagem dos mandantes para trinta. Entregue, o Brasília pouco conseguiu fazer até o estouro do cronômetro e o Cerrado só administrou a vantagem até o final para vencer por 84 x 53.
Próximos jogos
A dupla candanga segue no Distrito Federal para mais compromissos contra equipes paulistas. Na próxima terça-feira (28/11), o Cerrado recebe o lanterna Mogi das Cruzes no ginásio da ASCEB, às 19h, com transmissão no canal oficial do NBB no YouTube. No feriado, quinta-feira (30/11), é a vez do Brasília enfrentar os mogianos, às 17h, na Arena BRB Nilson Nelson. Depois, ambos encaram o São José.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br