Antes o principal destaque do Botafogo no Campeonato Brasileiro, Tiquinho Soares vive sua pior fase desde que chegou ao clube. Sob desconfiança e críticas da torcida, o artilheiro pode, aliás, deixar o time no próximo jogo contra o já rebaixado Coritiba. A bola rola na quarta-feira (29), às 21h30, no Couto Pereira. O técnico Tiago Nunes, no entanto, fez questão de levantar a moral do camisa 9, mesmo com o jejum de seis partidas sem marcar.
“É um cara alegre, que puxa os mais jovens com uma energia boa. Hoje, ele lutou, brigou. Ele está com uma situação que é estar há muito tempo sem jogar na plenitude física que o campeonato que não lhe permite fazer pelo tempo de jogos. Eu sou fã dele, é um baita jogador, tem uma capacidade técnica, de chegar no entrelinhas, acima da média. É referência técnica da equipe. Não preciso falar para ele o que tem que melhorar, ele já sabe. Acho que ele fez um ótimo jogo”, disse o treinador, em entrevista coletiva.
Por sinal, o aproveitamento de Tiquinho Soares despencou em comparação à primeira metade do Campeonato Brasileiro. Tanto é que, em 17 jogos do turno, teve média de 0,7 gol por partida, mas não conseguiu manter esse aproveitamento. Afinal, desfalcou o Alvinegro em três compromissos após lesão no joelho esquerdo e, portanto, demorou a readquirir o ritmo. Ficou ausente também em dois duelos, por suspensão.
Por outro lado, a partir da 20ª rodada, o centroavante passou ser menos eficiente, tendo aproveitamento muito baixo em relação à própria performance de antes. Depois de voltar do departamento médico no clássico com o Flamengo, no Nilton Santos, participou de 13 jogos – não atuou contra o Grêmio por acúmulo de cartões -, balançando a rede apenas três vezes – média de 0,2 gol no período.
Tiquinho no Campeonato Brasileiro
- Primeiro turno – 17 jogos e 13 gols
- Segundo turno – 13 jogos e 3 gols
Botafogo pode ter Diego Costa
Por isso, pela má fase e críticas da torcida, Tiquinho Soares pode dar lugar a Diego Costa na formação principal contra o Coritiba. Inclusive, o camisa 19 era cotado para começar também no empate em 1 a 1 com o Santos, neste domingo (26), porém não integrou a relação após sentir dores musculares. Em caso de recuperação, tende a ganhar espaço nos 11 iniciais, o que deve se confirmar na atividade desta terça (28), no Espaço Lonier.
O próximo jogo do Botafogo é com o Coritiba, no Couto Pereira, nesta quarta. ?????? #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/rS9Iy9S1rm
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 27, 2023
Além disso, Tiago Nunes fará mais modificações no esquema do Botafogo. Isso porque não teve à disposição nenhum lateral-esquerdo para enfrentar o Peixe, mas conta, ao menos, com a volta de Hugo, que cumpriu suspensão. Até então titular, Marçal segue como dúvida por conta do problema no pé direito. Outro problema se dá por Danilo Barbosa – o volante levou o terceiro amarelo e será desfalque contra o Coxa, no Couto Pereira.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br