O Barcelona, que conquistou a vaga às oitavas de final da Champions antecipadamente, encerrou a sua participação na fase de grupos com derrota, em partida eletrizante nos últimos minutos. Afinal, nesta quarta-feira (13), perdeu para o modesto Royal Antwerp por 3 a 2, na Bélgica, que teve uma noite histórica. Os gols do time local, no estádio Bosuilstadion, foram marcados por Vermeeren, Vincent Janssen e George Ilenikhena. Por outro lado, Ferran Torres e Marc Guiu fizeram pelo time espanhol. Para esse confronto, o técnico Xavi Hernández deixou alguns titulares no banco.
Apesar do revés, o Barcelona ficou com a liderança do Grupo H, enquanto o time belga seguiu na lanterna. No outro confronto deste grupo, o Porto venceu o Shakhtar Donetsk por 5 a 3. Com os três pontos, a equipe de Portugal ficou com a classificação na segunda posição.
Veja aqui a tabela de classificação da Champions
Como foi o jogo
O que tinha tudo para ser um jogo tranquilo para o Barcelona se tornou uma preocupação logo no início, afinal, o Royal Antwerp abriu o placar aos dois minutos de partida. Vermeeren aproveitou bobeada da defesa visitante e estufou a rede do goleiro Iñaki Peña. Atrás no placar, o time espanhol, com o domínio da bola, se lançou ao ataque, enquanto a equipe da casa buscou jogar no contra-ataque. O gol de empate saiu aos 35? com Ferran Torres. Após grande enfiada de bola de Lamine Yamal, de 16 anos, o camisa 7 deu um sútil toque na saída do goleiro. Apesar do empate, os comandados de Xavi Hernández não tiveram uma boa atuação, uma vez que o Barcelona só teve uma finalização na etapa inicial.
Assim como no tempo anterior, o Barcelona sofreu um gol com pouco tempo em campo, aos três minutos. Entretanto, desta vez o tento foi anulado, por conta de um impedimento no lance. Já aos seis minutos foi a vez do time espanhol assustar o adversário, com um forte chute de Yamal no travessão. As emoções não pararam por aí! O segundo gol do Royal Antwerp saiu aos 10?, com o centroavante Vincent Janssen, de canhota, que chutou sem chances para o goleiro. Aliás, similarmente ao primeiro gol do Royal Antwerp, esse também saiu após erro da defesa do Barcelona.
Em desvantagem no placar, Xavi colocou os titulares João Cancelo, Pedri e Gündogan em campo. No entanto, viu a equipe da casa aproveitar os erros ofensivos do Barcelona para jogar, mais uma vez, no contra-ataque. Com as tentativas até o fim da partida, o Barcelona conseguiu o gol de empate aos 46? com Marc Guiu. Mas de nada adiantou. Afinal, no lance seguinte, George Ilenikhena marcou o terceiro do time belga. Já nos últimos minutos, jogadores de ambas as equipes se desentenderam. Com o apito final, torcedores do Royal Antwerp celebraram a histórica vitória contra um gigante do futebol mundial.
Sorteio das oitavas de final
Com o encerramento da fase de grupos, os confrontos das oitavas serão definidos na próxima segunda-feira. Em Nyon, na Suíça, o sorteio começará às 8h (de Brasília).
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br