Futebol

Copa do Brasil 2024: Confira os jogos da primeira fase

Na sede da CBF, no Rio de Janeiro, confrontos iniciais da competição mais rentável do país estão definidos; Para o futebol do DF, o Real Brasília recebe o São Raimundo, de Roraima, enquanto o Brasiliense visita o Itabaiana, em Sergipe

A primeira fase da copa mais rentável do país já está definida -  (crédito: Thiago Ribeiro / CBF)
A primeira fase da copa mais rentável do país já está definida - (crédito: Thiago Ribeiro / CBF)

A Copa do Brasil conheceu os primeiros confrontos da edição de 2024. Nesta terça-feira (30/1), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, as partidas da primeira fase da competição foram definidas pelas bolinhas. Ao todo, são 80 clubes envolvidos. As duas primeiras fases serão disputadas em jogos únicos. 

Os times de Brasília terão desafios distintos na fase inicial do torneio. O Real Brasília, campeão local em 2023, receberá, no Defelê, o São Raimundo. A equipe de Roraima também foi campeã estadual no ano passado. O Brasiliense, vice-campeão da última edição do Candangão passado, por outro lado, será visitante. Em Sergipe, enfrenta o Itabaiana. O tricolor da serra, assim como o adversário do Real Brasília, é outro campeão estadual em 2023. Na final, venceu o Confiança. 

A sequência de copa poderá ser ainda mais dura para os representes candangos. Isso porque ambos são componentes de chaves portadoras de equipes da Série A do Brasileirão. Caso avance, os Leões do Planalto podem ter o Atlético-GO pela frente. Isso aconteceria se o Dragão derrotar o União, do Mato Grosso. Já o Jacaré, poderá enfrentar o Criciúma, recém promovido da divisão de acesso. O cenário seria possível por meio de uma vitória do Tigre sobre o Operário VG, do Mato Grosso. 

As bolinhas também formaram confrontos interessantes para alguns dos principais times do país. O cruzeiro viaja ao Pará para enfrentar o Sousa. O Bahia vai ao Amazonas, onde duela com o Moto Club. O Internacional, vai a Alagoas. O jogo será contra o ASA. A primeira bateria de confrontos ainda terá o confronto carioca entre Audax-Rio e Portuguesa, além de clássico em Tocantins, com Capital e Tocantinópolis.

A edição de 2024, ademais, terá uma premiação recorde dada já a partir da primeira fase. Embora os valores sejam os mesmos em relação à 2023, as quantias premiadas durante as primeiras fases mudam caso a equipe em questão dispute a Série A ou B do Brasileirão. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, falou sobre a premiação. 

"Tivemos o recorde de premiação, e esse ano esse recorde será quebrado porque são mais receitas para os clubes participantes. E que a gente deseja que possa fazer investimento na gestão e qualificação de seus elencos para que tenhamos também um recorde de torcedores na Copa do Brasil. O vice-campeão recebrá a quantia de R$ 30 milhões. Já o campeão, R$ 70 milhões.

Na primeira fase, os times de pior posição no ranking de clubes da CBF de 2024 jogarão em casa. Os times mais bem colocados, enquanto isso, avançam com um empate. Já na segunda fase, a definição dos classificados acontecerá através de disputa por pênaltis, isso no caso de empate.

Além disso, a competição também contará com mais 12 times, fora os 80 'iniciantes'. Estes, porém, só entram na disputa a partir da terceira fase. Entre eles, estão Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino. Estes disputarão a Libertadores. Também estarão presentes o Goiás, campeão da Copa Verde, Vitória, campeão da Série B, o Ceará, campeão da Copa do Nordeste e Athletico-PR, classificado via Brasileirão. 

A edição em 2024 também terão ausências de peso. A principal será a do Santos, rebaixado ineditamente para a divisão de acesso em 2024. Será a primeira ausência do alvinegro praiano na competição nos últimos 12 anos. Também ficarão de fora Santa Cruz, Figueirense, CSA, Vila Nova, Chapecoense, Avaí e Náutico. 

Veja os confrontos:

Chave 1

Sousa - PA x Cruzeiro 

Petrolina - PE x Cascavel - PR

Chave 2

Anápolis - GO x Tombense - MG 

Nova Venécia - ES x Botafogo - SP

Chave 3

Cianorte - PR x Corinthians

Olaria - RJ x São Bernardo - SP

Chave 4

Humaitá Sampaio Corrêa - MA x Sampaio Corrêa

Maranhão - MA x Ferroviário - CE

Chave 5

Fluminense - PI x Fortaleza

Manauara - AM x Retrô - PE

Chave 6

Porto Velho - RO x Remo - PA

River - PI x Ypiranga - RS

Chave 7

Real Noroeste - ES x Cuiabá

Audax-Rio - RJ x Portuguesa - RJ

Chave 8

Treze - PB x ABC - RN

Grêmio Sampaio - RR x Brusque - SC

Chave 9

Maringá - RJ x América-MG

Independente - AP x Amazonas - AM 

Chave 10

Operário - MS x Operário - PR

Vila Nova - MG x Aparecidense - GO

Chave 11

Moto Club - MA x Bahia 

Portuguesa Santista - SP x Caxias - RS

Chave 12

Trem - AP x Sport - PE

Murici - AL x Confiança - SE

Chave 13

Marcílio Dias - SC x Vasco da Gama

Água Santa - SP x Jacuipense - BA

Chave 14

São Luiz - RS x Ituano - SP

Costa Rica - MS x América - RN

Chave 15

União - MT x Atlético - GO

Real Brasília - DF x São Raimundo - RR

Chave 16

Rio Branco - AC x CRB 

Athletic - MG x Volta Redonda - RJ

Chave 17

Águia de Marabá - PA x Coritiba

Capital - TO x Tocantinópolis - TO

Chave 18

Operário VG - MT x Criciúma - SC

Itabaiana - SE x Brasiliense - DF

Chave 19

ASA - AL x Internacional 

Itabuna - BA x Nova Iguaçu - RJ

Chave 20

Iguatú - CE x Juventude - RS

Ji Paraná - RO x Paysandu

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 30/01/2024 15:29 / atualizado em 30/01/2024 22:19
x