O sonho da Glória Eterna começou a ficar mais real com a definição dos grupos da Copa Libertadores da América de 2024. Em sorteio realizado nesta segunda-feira (18/3), em Luque, no Paraguai, a Conmebol definiu o chaveamento da primeira parte da competição, com início marcado para a primeira semana de abril. Com cinco títulos consecutivos, o Brasil busca o sexto caneco com Fluminense, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG e Botafogo.
Atual campeão, o tricolor das Laranjeiras ficou com a posição de honra de encabeçar o grupo A. Pelo bi, os comandados de Fernando Diniz terão pela frente Cerro Porteño, Alianza Lima e Colo-Colo. Logo depois, na chave B, o São Paulo irá reencontrar o velho desafeto Talleres, que eliminou o tricolor na pré-Libertadores em 2019, além de Barcelona e Cobresal.
Flamengo e Palmeiras, vencedores recentes, terão que visitar altitudes nas respectivas divisões. No E, o rubro-negro encara o Bolívar, em La Paz, à 3.600 metros acima do nível do mar e o Millonarios, em Bogotá, à 2.600m, com o Palestino completando o quarteto. Já o alviverde pega o Independiente Del Valle, com 2.700m de altitude em Sangolquí, San Lorenzo e Liverpool.
De volta aos palcos internacionais após rebaixamentos recentes, o Grêmio está no grupo C, com Estudiantes, The Strongest e Huachipato, enquanto o Botafogo escapou de um possível confronto entre brasileiros e caiu no D, com LDU, Junior Barranquilla e Universitario.
Pelo bicampeonato, o Atlético Mineiro encara o clube com mais títulos entre os presentes na atual edição, o Peñarol, e a dupla Rosario Central e Caracas. Na única chave sem times tupiniquins, o River Plate encabeça o grupo H, com Libertad, Deportivo Táchira e Nacional.
Após o término dos confrontos preliminares, que confirmaram o avanço do Botafogo, a primeira rodada da fase de grupos acontece entre 2 e 4 de abril, com a última bateria de jogos de 28 a 30 de maio. Depois, os dois melhores classificados em cada chave avançam direto para as oitavas, com um novo sorteio para definir os confrontos. O terceiro colocado vai aos playoffs da Sul-Americana. A final da Libertadores 2024 será em 30 de novembro, em Buenos Aires, mas ainda sem estádio definido.
Após cinco títulos em cinco anos, o Brasil encurtou a diferença para a Argentina na disputa para ser o país com mais campeões da América. Ao todo, os tupiniquins têm 23 canecos, enquanto os hermanos estão com 25, mas não vencem desde 2018, com o River Plate, na última final no formato de ida e volta.
Confira o chaveamento:
Grupo A
Fluminense
Cerro Porteño
Alianza Lima
Colo-Colo
Grupo B
São Paulo
Barcelona
Talleres
Cobresal
Grupo C
Grêmio
Estudiantes
The Strongest
Huachipato
Grupo D
LDU
Junior Barranquilla
Universitario
Botafogo
Grupo E
Flamengo
Bolívar
Millonarios
Palestino
Grupo F
Palmeiras
Independiente Del Valle
San Lorenzo
Liverpool
Grupo G
Peñarol
Atlético Mineiro
Rosario Central
Caracas
Grupo H
River Plate
Libertad
Deportivo Táchira
Nacional
*Atualizações em tempo real
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br