paulinho

Jair e Paulinho, do Vasco, postam foto; saiba sobre a recuperação da dupla

Em 2024, Paulinho atuou em dois jogos amistosos e dois pela Taça GB

Em 2024, Paulinho atuou em dois jogos amistosos e dois pela Taça GB -  (crédito: Foto: Leandro Amorim / Vasco)
Em 2024, Paulinho atuou em dois jogos amistosos e dois pela Taça GB - (crédito: Foto: Leandro Amorim / Vasco)
Jogada10
postado em 22/03/2024 17:20

Os meias Jair e Paulinho publicaram foto, nesta sexta-feira (22), matando um pouco da saudade dos torcedores do Vasco. Eles surgem juntos na academia do CT Moacyr Barbosa.

O Jogada10 apurou que a recuperação de ambos, que romperam ligamento no joelho, está indo bem. Jair sofreu lesão no joelho esquerdo, enquanto Paulinho, no direito – num espaço de sete dias entre uma e outra.

E, para situar melhor o torcedor, o J10 também foi atrás de especialistas, que demonstram como é, em geral, feita a recuperação de jogadores que passam por tais contusões.

O tratamento rompimento de ligamento anterior cruzado costuma levar em torno de nove meses após a cirurgia. Os jogadores precisaram ficar de molho antes do procedimento cirúrgico, pois era necessário ‘diminuir o processo inflamatório e amplitude de movimento completa’.

Confira os passos

  • 1ª semana – Controle de dor e edema
  • 2ª a 4ª semanas – Objetivo é ganhar arco de movimento do joelho através de exercícios isométricos. Depois, retirada de muletas, bicicleta estacionária sem carga e aumento de carga nos exercícios isométricos
  • 2º mês – Objetivo é ganho muscular e controle motor, com alongamento dos músculos posteriores da coxa, treinamento de marcha e carga progressiva nos exercícios isométricos
  • 3º e 4º meses – Objetivo é ganho muscular e propriocepção. Início nas atividades em academia e corrida progressiva na esteira
  • Após 4 meses – Treinamento dos exercícios de impacto; corrida progressiva (pista) e alongamentos gerais
  • Após 6 meses – Treinamento esportivo e programa de manutenção (exercícios aeróbicos e localizados)
  • Após 9 meses – Retorno ao esporte competitivo

A dupla do Vasco, em teoria, está na segunda etapa de recuperação, onde fazem bicicleta para dar início à fase de fortalecimento. Bom lembrar que Paulinho foi operado no dia 10, 13 dias após sofrer a lesão, enquanto Jair, no dia 14, dez dias após a contusão.

LEIA MAIS: Vasco goleia o Olaria em jogo-treino no CT Moacyr Barbosa

Dessa forma, se tudo seguir correndo bem, a tendência é que os jogadores voltem a estar disponíveis para atuar entre outubro e novembro de 2024. Com eles fora, assim, o técnico Ramón Díaz tem à disposição os volantes Zé Gabriel, Mateus Carvalho, Galdames, Praxedes e Sforza.

Lesões separadas por sete dias

Paulinho se machucou no dia 28 de janeiro, em empate por 2 a 2 contra o Bangu, pela quarta rodada da Taça Guanabara, no Mané Garrincha. Sete dias depois, dia 4 de fevereiro, foi a vez de Jair sofrer a lesão, no joelho esquerdo, porém.

Foi no clássico com o Flamengo, pela sexta rodada da Taça GB. Tal qual Paulinho, aliás, ele se machucou logo nos minutos iniciais do duelo. No caso de Jair, foi após sofrer falta de Gerson no meio-campo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br