Sócrates

Doutor Sócrates vira nome de rua, na França

Sócrates está presente em uma via da Vila Olímpica de Paris

Sócrates está presente em uma via da Vila Olímpica de Paris  -  (crédito: Foto: Instagram/Reprodução)
Sócrates está presente em uma via da Vila Olímpica de Paris - (crédito: Foto: Instagram/Reprodução)
Jogada10
postado em 30/03/2024 20:52

Sócrates, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira, virou nome de rua, neste sábado (30), na França. Desse modo, a placa com o nome do Doutor, morto em 2011, foi inaugurada neste fim de semana, em Saint-Ouen. A cidade fica próxima a Paris, na Vila Olímpica que receberá a delegação brasileira entre os próximos dias 26 de julho e 11 de agosto, nos Jogos Olímpicos.

A cerimônia contou com a participação de Raí, dos filhos do ex-jogador, do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT-RJ), do publicitário Washington Olivetto, do prefeito de Saint-Ouen, além de ministros e autoridades francesas.

“A ideia Sócrates inspirou tudo o que estamos vivendo. Ele disse que, se o Brasil voltasse a ser uma democracia, e ele tinha acabado de assinar com a Fiorentina, ele não teria saído do país. Hoje, representa valores muito além do Brasil. O mundo está em perigo, então, mais do que nunca, precisa de Sócrates”, destacou Raí, irmão do Doutor.

Saint-Ouen, aliás, se inspirou na cultura brasileira em outros tempos. Entre 1963 e 1977, o município promovia um Carnaval com bonecos gigantes semelhantes aos de Olinda. Após 47 anos, o local celebrará novamente a festa.

Além de Saint-Ouen, Sócrates está presente em outras cidades. Afinal, em fevereiro deste ano, Ribeirão Preto (SP) inaugurou a Esplanada Doutor Sócrates, no boulevard do estádio do Botafogo-SP. O Magrão deu os seus primeiros passos no futebol no clube do interior paulista.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br