Estádio São Januário

Orgulho: Vasco festeja 97 anos do Estádio São Januário

Vasco celebra 97 anos do estádio que representa uma história de dignidade no futebol

Vasco celebra 97 anos do estádio que representa uma história de dignidade no futebol  -  (crédito: Foto: Reprodução redes sociais / Vasco)
Vasco celebra 97 anos do estádio que representa uma história de dignidade no futebol - (crédito: Foto: Reprodução redes sociais / Vasco)

O Estádio São Januário, a casa do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, completa 97 anos neste domingo (21/4). Assim, o clube publicou nas redes sociais uma mensagem que reflete o orgulho pela sua história de pioneirismo. Afinal, o Vasco sempre foi uma referência contra a discriminação no futebol.

“Fruto da luta vascaína contra o racismo e o preconceito no esporte, o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1927. Na época, o Caldeirão era o maior estádio da América do Sul”, escreveu a direção do clube.

O post traz uma foto da bela fachada do Vasco, em estilo neocolonial, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  O estádio, inclusive, tem o reconhecimento por lei como local de interesse histórico, cultural, desportivo e social no município do Rio.

Assim, para ilustrar essa memória, o Vasco publicou um vídeo do historiador Walmer Peres sobre São Januário.

“Quando o Vasco se negou a excluir seus jogadores pelo preconceito de outros clubes, os dirigentes entenderam que o clube só conseguiria respeito se construísse um estádio da sua grandeza”, afirmou Walmer.

 

Povo deu dinheiro para a construção do estádio

A construção do estádio começou no dia 6/6/1926, quinze meses depois da compra do terreno. O Vasco conseguiu o dinheiro após uma campanha de arrecadação popular.

Até 1930, quando Montevidéu, no Uruguai, ganhou o Estádio Centenário, São Januário era a maior arena das Américas. Até 1940, quando surgiu o Pacaembu, em São Paulo, a casa do Vasco era a maior do Brasil. E até 1950, quando o Maracanã se impôs com sua grandiosidade, o Vasco tinha o maior estádio do Rio de Janeiro. Ainda hoje, nove décadas após a inauguração, o templo vascaíno é o maior estádio particular do estado.

Estádio fica em região nobre e deu nome ao bairro

O estádio fica na região de São Cristóvão, um dos bairros mais importantes na história carioca. Afinal, é ali que está o Palácio onde a família imperial residiu desde a independência do Brasil (1822) até a proclamação da República (1889). Entretanto, o clube da Cruz de Malta tem tamanha relevância que, atualmente, dá nome ao local em que está situado: Bairro Vasco da Gama.

Da mesma forma, o trecho da Avenida General Américo de Moura, em frente ao estádio, passou a se chamar Avenida Roberto Dinamite após a morte do maior ídolo da história do clube: o eterno camisa 10 vascaíno, que morreu em 8/1/2023, aos 68 anos.

Negrito marcou 1º gol do Vasco no estádio

A inauguração do estádio, em 21/4/1927, foi com um jogo emocionante contra o Santos. Afinal, o clube paulista era uma potência na época. Briga de cachorro grande. O Santos venceu por 5 a 3 . O primeiro gol foi de Evangelista, pelo time santista, aos 20′ do primeiro tempo. E o primeiro gol do Vasco em sua casa foi de Negrito, aos 23′.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 21/04/2024 17:06
x