O governo espanhol instituiu Vicente del Bosque, ex-técnico da seleção da seleção daquele país, como líder de um comitê especial para supervisionar a federação local. Assim, o grupo terá esta incumbência até a realização de novas eleições. A nomeação do ex-comandante foi comunicada pela ministra dos Esportes, Pilar Alegria, na última terça-feira (30).
A justificativa da escolha pelo ex-treinador é pelo seu extremo compromisso com o esporte local e com a Espanha.
“Del Bosque representa o melhor que o futebol do nosso país tem a oferecer, não apenas por causa de seus sucessos esportivos. Ele representa o melhor que o futebol do nosso país tem a oferecer, não apenas por causa de seus sucessos esportivos”, esclareceu Pilar Alegria.
A nomeação de Vicente pelo governo se explica pelo fato de a Real Federação Espanhola de Futebol receber acusações de ilegalidades em contratos. Dessa forma, as autoridades iniciaram investigações para averiguar as suspeitas. Além dos efeitos do beijo forçado do ex-presidente Luis Rubiales na jogadora Jenni Hermoso. O episódio ocorreu na celebração do time feminino da Espanha depois da conquista da Copa do Mundo da categoria, em Sydney, no ano passado.
Governo da Espanha tem esperança de superar escândalos
Com isso, a expectativa é que Del Bosque contribua com alguma influência para o comitê especial. Ele deve funcionar como um foco que permita que os demais integrantes tenham tranquilidade para exercer suas funções.
A prioridade do governo é solucionar os problemas na federação local. O país vai iniciar a preparação para sediar a Copa do Mundo de 2030. Inclusive, as autoridades nacionais desejam que a Real Federação Espanhola de Futebol, a Fifa e a Uefa auxiliem o comitê.
Isso porque as duas entidades que administram o futebol mundial e europeu, respectivamente, comunicaram que observam o cenário com “grande preocupação”. Principalmente depois que o governo local assumiu o controle da federação. Segundo as exigências da Fifa, os dirigentes devem fazer isso de maneira independente e sem influência externa.
Assim, o órgão governamental responsável pelo esporte, o Conselho Nacional de Esportes explicou que a criação do comitê foi para dar “uma resposta construtiva à crise de reputação que a RFEF vem enfrentando há algum tempo”.
Nova função de Del Bosque e carreira como treinador
O treinador conquistou os títulos da Copa do Mundo de 2010 com a Espanha, além da Eurocopa de 2012. Já com o Real Madrid foi bicampeão da Champions League, entre 2000 e 2002.
Em sua nova função, Vicente vai supervisionar a Real Federação do Futebol Espanhol até a convocação de novas eleições, após o término dos Jogos Olímpicos de Paris, deste ano. Ou seja, a partir de agosto.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br