Não só de boas referências se define o período onde Pep Guardiola dirigiu o Barcelona e constituiu uma das equipes mais vitórias da história. E quem diz isso é justamente a maior referência técnica daquela geração: Lionel Messi.
Em entrevista para o jornalista Juan Pablo Varsky, Messi afirmou que o modo característico daquela equipe acabou por “confundir” outros treinadores e também torcedores de equipes diferentes do Barça. Isso porque, pelo encantamento gerado e precisão nos movimentos, a forma dominante de vencer não apenas virou objeto de desejo dos demais como também a ilusão de que era fácil reproduzir tal contexto.
Lionel também acrescentou que tal movimento acaba por tentar moldar os atletas desde a primeira idade. Algo que influencia, principalmente, o caráter de espontaneidade das crianças:
“O período do Guardiola confundiu um pouco (as pessoas). Todos queriam que seus times jogassem dessa forma. Você começa a dizer a crianças de seis ou sete anos que elas têm de jogar com dois toques, rápido. E acho que, nessa idade, tem que acontecer um pouco do que aconteceu comigo. Tampouco, tirar a espontaneidade de cada um.”
Juntos, Guardiola e Messi contabilizaram 219 partidas no Barcelona, entre 2008 e 2012, em meio a período onde empilharam conquistas nacionais, continentais além de quatro edições do Mundial de Clubes. Nesse ínterim, foram 159 vitórias, 43 empates e 17 derrotas. Ao todo, a equipe fez 578 gols e sofreu 165. Desses tentos, 211 são de autoria de Messi.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br