Copa América

Com sofrimento, Venezuela bate México e vai às quartas da Copa América

Aramburu (dir.) foi uma das figuras destacadas da Venezuela, especialmente, no segundo tempo

Aramburu (dir.) foi uma das figuras destacadas da Venezuela, especialmente, no segundo tempo  -  (crédito: Foto: Patrick T. Fallon/AFP via Getty Images)
Aramburu (dir.) foi uma das figuras destacadas da Venezuela, especialmente, no segundo tempo - (crédito: Foto: Patrick T. Fallon/AFP via Getty Images)

Apenas pela quinta vez na história, a Venezuela está no mata-mata da Copa América. Ao enfrentar o México, pelo Grupo B, o suado triunfo por 1 a 0 colocou a Vinotinto na liderança da chave, com seis pontos. Por conta do saldo de gols, o Equador fica em segundo e os mexicanos em terceiro, ambos com três unidades. A Jamaica, eliminada, não tem nenhum ponto após duas rodadas.

Com as duas seleções buscando transições rápidas depois de roubadas de bola, os mexicanos eram mais equilibrados e precisos na troca de passes para chegar rapidamente na área adversária. Nesse sentido, a oportunidade mais clara de abrir a contagem surgiu quando Santi Giménez recebeu belo lançamento de Luis Chávez, mas bateu mascado e viu Rafael Romo fazer importante intervenção.

Pontualmente, a Vinotinto teve seus momentos onde conseguiu se desvencilhar da marcação para tentar ser insinuante no ataque. E foi em uma dessas escapadas que os sul-americanos também tiveram sua chance aguda quando Savarino colocou Salomón Rondón em condições de finalizar. O centroavante bateu cruzado e carimbou a trave esquerda do goleiro Julio González.

O desequilíbrio

Bem diferente da primeira etapa, os venezuelanos se comportavam melhor na defesa e saíam com mais eficiência quando encaixavam os contra-ataques. A prova disso é que, em nove minutos, a representação da Conmebol assustou a meta de González duas vezes e ainda descolou uma penalidade. Jon Aramburu ganhou na disputa com Julián Quiñones, pelo lado direito, e foi derrubado dentro da área. Na batida, Rondón mostrou frieza e colocou bola de um lado enquanto o arqueiro caiu no canto oposto.

Logo após o gol, a Vinotinto recuou suas linhas e atuava quase que exclusivamente no contra-ataque. Por sua vez, La Tri se atirou ao ataque e espremia a zag sul-americana na busca pela igualdade. Nesse sentido, a melhor chance dos mexicanos veio em penalidade com Miguel Navarro interceptando chute com a mão. Contudo, Romo acertou o canto e defendeu bem a batida um tanto quanto fraca de Orbelín Pineda, sacramentando a vaga na próxima fase para a Venezuela.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 27/06/2024 00:07
x