Com o encerramento da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, a disputa pelo título ganha um novo candidato. Afinal, Botafogo, Flamengo e Palmeiras – concorrentes diretos – deixaram pontos pelo caminho. Nesse cenário, o Fortaleza assumiu a vice-liderança e passou a ser apontado como novo favorito ao troféu.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em estudo sobre probabilidade de título, o clube cearense aparece com 36,3% de chances de faturar a competição no final do ano e lidera o ranking.
Apesar da segunda colocação na tabela com um ponto a menos que o líder Botafogo, o Leão do Pici ainda tem um jogo atrasado a cumprir.
Flamengo e Palmeiras fecham o G4 em pontuação, mas de acordo com a “classificação” do departamento de matemática, o clube paulista aparece mais distante da disputa pela liderança, com apenas 4,2% e superado por Cruzeiro e São Paulo.
O último a figurar com chance superior a 1% é o Bahia, comandado pelo técnico Rogério Ceni. O Esquadrão de Aço ocupa o sétimo lugar na projeção da UFMG.
Confira as chances de título (segundo a UFMG)
- Fortaleza – 36,3%
- Botafogo – 28,3%
- Flamengo – 15,9%
- Cruzeiro – 6,7%
- São Paulo – 6,2%
- Palmeiras – 4,2%
- Bahia – 1,1%
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br