futebol brasil

Julgamento de Ednaldo Rodrigues no STF inicia, mas votação só na próxima quarta

Futuro de Ednaldo Rodrigues será analisado por ministros do STF na próxima semana

Futuro de Ednaldo Rodrigues será analisado por ministros do STF na próxima semana -  (crédito: Foto: Leandro Lopes / CBF)
Futuro de Ednaldo Rodrigues será analisado por ministros do STF na próxima semana - (crédito: Foto: Leandro Lopes / CBF)

Nesta quinta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a deliberar sobre o destino de Ednaldo Rodrigues como presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ministro Gilmar Mendes, relator do processo, apresentou o relatório. Em seguida, o advogado Paulo Machado Guimarães, que representa o PCdoB, fez a sustentação oral.

Apesar da movimentação, o dilema do caso segue, pois o presidente Luís Roberto Barroso pausou o julgamento após a sustentação do PCdoB e agendou o início da votação para a próxima quarta-feira. O tema entrou na pauta do STF pela sétima vez em um período de nove meses.

Entenda o caso Ednaldo Rodrigues no STF

Ednaldo havia deixado a presidência da CBF por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Na ocasião, a Justiça carioca entendeu que a confederação assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) sem que o órgão tivesse competência para tal. A decisão, então, cancelou o acordo e declarou como inválida a eleição que escolheu Ednaldo Rodrigues.

Assim, um interventor foi designado para comandar a entidade. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) levou o caso para o STF e, com uma liminar do ministro Gilmar Mendes, Ednaldo e outros dirigentes eleitos pela Assembleia Geral Eleitoral da CBF de 2022 retornaram aos cargos. Agora, os ministros irão decidir se mantêm ou derrubam a liminar.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Redação Jogada10
postado em 03/10/2024 23:03
x