Esportes

Guilherme decide, e Santos vence Mirassol na estreia no Paulistão

Guilherme foi decisivo com dois gols na estreia do Santos no Paulistão

Guilherme foi decisivo com dois gols na estreia do Santos no Paulistão -  (crédito: Foto: Bob Paulino/Ag. Paulistão)
Guilherme foi decisivo com dois gols na estreia do Santos no Paulistão - (crédito: Foto: Bob Paulino/Ag. Paulistão)

O Santos estreou com vitória no Paulistão. No primeiro jogo oficial sob o comando de Pedro Caixinha, o Peixe sofreu diante do Mirassol, mas contou com uma atuação inspirada do goleiro Gabriel Brazão e do atacante Guilherme, que marcou dois gols. Assim, o time santista venceu por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), na Vila Belmiro, pela 1ª rodada do Campeonato Paulista. Iury Castilho descontou para o Mira.

Veja a classificação do Campeonato Paulista!

Com o resultado, o Santos somou os primeiros três pontos no Paulistão, mas ocupa o segundo lugar do Grupo B no critério de desempate com o Guarani. O Peixe volta a campo no próximo domingo (19), às 20h30 (de Brasília), contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, enquanto o Mirassol recebe o Água Santa, no mesmo dia, às 16h, no Estádio Campos Maia.

Peixe vence em noite de Guilherme e Brazão

O jogo foi movimentado desde o início. O Santos, sob novo comando, começou avançando a marcação e pressionando a saída de bola do Mirassol. Dessa forma, o Peixe tomou a iniciativa e criou chances com Soteldo e Guilherme, mas levou pouco perigo ao goleiro Alex Muralha. Por outro lado, Leão Caipira conseguiu encontrar espaço com saídas rápidas e teve as melhores oportunidades, incluindo quase o “gol que Pelé não fez”. Porém, a bola não entrou porque Gabriel Brazão foi o protagonista com grandes defesas.

Apesar da superioridade do Mirassol, o Santos saiu na frente do placar. No apagar das luzes na etapa inicial, Soteldo teve grande visão e deu passes nas costas dos zagueiros para Guilherme, que entrou livre na área e bateu de canhota para estufar as redes da Vila Belmiro pela primeira vez em 2025. Assim, o Peixe foi para o intervalo na frente do placar, mas o gol não trouxe muito ânimo para o time, que criou apenas duas chances em 20 minutos no segundo tempo.

A chuva apertou durante o segundo tempo. O gramado pesado contribuiu para o cansaço dos jogadores, ainda em início de temporada. Assim, as duas equipes criaram poucas oportunidades. O Mirassol, no entanto, ainda encontrava mais espaços para jogar nas costas da defesa santista. No fim, a estrela de Guilherme voltou a brilhar em cobrança de falta aos 40 minutos para sacramentar a vitória santista. Nos acréscimos, JP Chermont fez pênalti em Clayson, e Iury Castilho descontou para dar números finais ao jogo.

Santos 2 x 1 Mirassol

1ª rodada do Campeonato Paulista
Data: 16/01/2025
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont, João Basso (Zé Ivaldo, min. 16’/2ºT), Luan Peres e Escobar (Souza, min. 16’/2ºT); Rincón (João Schmidt, min. 25’/2ºT), Diego Pituca e Lucas Braga (Thaciano, min. 10’/2ºT); Soteldo (Leo Godoy, min. 10’/2ºT), Guilherme e Wendel Silva. Técnico: Pedro Caixinha
Mirassol: Alex Muralha; Lucas Ramon (Daniel Borges, min. 36’/2ºT), Jemmes, João Victor e Zeca (Reinaldo, min. 14’/2ºT); Neto Moura, Danielzinho e Chico Kim (Clayson, min. 14’/2ºT); Iury Castilho, Guilherme Pato (Negueba, min. 0’/2ºT) e Davó (Roni, min. 17’/1ºT). Técnico: Eduardo Barroca
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Neuza Ines Back e Gustavo Rodrigues de Oliveira
VAR: Ilbert Estevam da Silva
Gols: Guilherme, aos 47′ do 1ºT (1-0); Guilherme, aos 40′ do 2ºT (2-0); Iury Castilho, aos 50′ do 2ºT (2-1)
Cartões amarelos: Escobar e Luan Peres (SAN); Neto Moura, Reinaldo e Danielzinho (MIR)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
RJ
postado em 16/01/2025 23:36
x