Esportes

Veja como foi o desfile da Botafogo Samba Clube na Série Ouro

Um dos carros da Botafogo Samba Clube lembrava alguns dos grandes ídolos do Alvinegro

Um dos carros da Botafogo Samba Clube lembrava alguns dos grandes ídolos do Alvinegro -  (crédito: Foto: Reprodução de TV Band Folia)
Um dos carros da Botafogo Samba Clube lembrava alguns dos grandes ídolos do Alvinegro - (crédito: Foto: Reprodução de TV Band Folia)

A estreia da Botafogo Samba Clube no Sambódromo da Marques de Sapucaí, nesta sexta-feira, 28/2,  foi correta. A escola presentou como enredo “Uma Gloriosa História em Preto e Branco”, contando a história do clube. Foi a primeira a desfilar na Série Ouro do Carnaval carioca, último degrau para a elite.  E teve presença ilustre: John Textor, que passou pela avenida com a camisa da diretoria.

Apesar da inexperiência em um grupo mais grandioso, se cercou para fazer bonito.  Apostou em um samba-enredo de letra fácil e animada, o que ajudou na evolução sem percalços dos cerca de mil componentes. Além disso, contou com a segurança de ter um dos mais renomados puxadores do Rio: Emerson Dias (ex-Grande Rio e Salgueiro),que levou com segurança o desfile. Enfim, tinha um dos principais carnavalescos da nova geração, Alex de Souza (ex-Império Serrano), que substituiu o humorista Marcelo Adnet, que assinou o carnaval nos aanos anteriores e hoje é um de seus vice-presidentes.

O desfile

Assim, a Botafogo tenta cumprir o seu objetivo: lutar para não cair de divisão. Mas a escola enfrentou problemas: dois de seus carros alegóricos deram dor de cabeça. O abre-alas, que era um carro duplo, teimava em desacoplar (isso faz a escola perder pontos). Já no seu principal carro, houve um princípio de curto-circuito na entrada da pista. Enfim, as fantasias deixaram a desejar, o que certamente fará a escola perder décimos que irradiarão para outros quesitos.

Como destaque o bonito carro que fechou o desfile, com uma replica do Manequinho e as taças da Libertadores e do Brasileiro. Aliás, Emerson Dias cantou com uma fantasia de Manequinho e que “fazia xixi” quando acionava um dispositivo.

O refrão do samba: “E bota fogo na avenida, incendeia!/ Sangue alvinegro na veia, sangue alvinegro na veia./Meu sentimento não consigo descrever!/ Sou Botafogo até morrer!”

Como a Botafogo Samba Clube chegou à Série Ouro

Fundada em 2018, a Botafogo Samba Clube teve uma ascensão fulminante. Foi campeã do grupo de Avaliação em 2019, ficou em 10º lugar na Terceirona em 2020, quando desfilou sob um dilúvio, com o tema “João Saldanha” e o comediante Marcelo Adnet como carnavalesco. Adnet seguiu como carnavalesco em 2022 (em 2021 não houve desfile por causa da Covid) e 2023, quando ficou em 4º lugar, subindo para a Série Prata (Segunda Divisão). Adnet também assinou o desfile de 2024. A escola foi campeã do segundo dia de desfiles da Série Prata, com apenas 0,2 décimos de vantagem sobre outra escola ligada ao futebol, a Fla Maguaça. A Botafogo entrou com o status de ser a primeira escola de samba ligada a um clube de futebol.

O desfile teve um atraso de quase uma hora. Mas a Botafogo não teve culpa. Os organizadores, ao observarem que os foliões que pagaram ingressos no setor 5 não conseguiam entrar por causa de uma pane, resilveu adiaro inpicio das apresentações.

Raio X da Série Ouro

Vale citar que a Série Ouro conta com 16 escolas, sendo que a campeã sobe de divisão e as duas últimas caem. Porém, apenas 13 escolas estarão na disputa. Afinal, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu perderam grande parte de suas fantasias em um incêndio na fábrica contratada, ocorrido há duas semanas. Assim, desfilarão como “Hors Concours”.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
RJ
postado em 28/02/2025 23:07
x