Esportes

Com gols de Wesley e Juninho, Flamengo vence Fluminense no primeiro jogo da final

Jogadores do Flamengo comemoram gol no primeiro jogo da final do Carioca

Jogadores do Flamengo comemoram gol no primeiro jogo da final do Carioca -  (crédito: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Jogadores do Flamengo comemoram gol no primeiro jogo da final do Carioca - (crédito: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo contou com um gol em cada tempo para largar na frente do Fluminense na final do Campeonato Carioca. Assim, o time rubro-negro venceu por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (12), pelo jogo de ida da decisão. Wesleu e Juninho anotaram os gols rubro-negros, com Keno descontando no Maracanã. O Tricolor foi para o abafa nos minutos finais, mas não conseguiu evitar a derrota.

Diferentemente da semifinal, o Flamengo (campeão da Taça Guanabara) não tem vantagem de resultados iguais nas finais do Estadual. Portanto, uma vitória da equipe tricolor por um gol de diferença no segundo jogo força a decisão nos pênaltis. As equipes voltam a se enfrentar no domingo, dia 16 de março, às 16h, novamente no Maracanã, para decidir o título estadual.

Primeiro Tempo

Com a iniciativa das ações, o Flamengo não demorou a abrir o placar: aos cinco minutos, Wesley avançou pela direita do ataque e finalizou de fora da área para superar Fábio, surpreendido pelo quique de bola. O Fluminense, no entanto, não acusou o golpe. Reagiu rapidamente ao apostar nas chegadas pelos flancos. Assim, o time tricolor passou a controlar a partida e levar muito perigo. A melhor chance foi de Arias, aos 34 minutos. O colombiano levou a melhor sobre quatro defensores e ficou frente a frente com Rossi, mas pecou no arremate ao mandar para fora. Nos últimos minutos da primeira etapa, o Rubro-Negro equilibrou o clássico em tramas lideradas por Gerson e Arrascaeta. Ao mostrar reação, o time de Filipe Luís diminuiu o ímpeto do rival.

Dorival no Maracanã

Técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior marcou presença no Maracanã para acompanhar o clássico carioca. Ao lado do comandante da Canarinho, estava Juan, coordenador da CBF, também acompanhndo o primeiro jogo da final no Rio de Janeiro.

Na lista de Dorival para os duelos contra Colômbia e Argentina, nos dias 20 e 25 de março, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, estão quatro jogadores do Flamengo: o zagueiro Léo Ortiz, os laterais Danilo e Wesley e o meia Gerson.

Segundo Tempo

O Flamengo buscou valorizar a posse no campo ofensivo diante de um Fluminense que não conseguiu se impor como na primeira etapa. O técnico Mano Menezes apostou nas entradas de Everaldo, Hércules e Riquelme Felipe. Pouco antes de ser substituído, Cano deu uma de zagueiro ao se colocar na frente da bola em finalização rasteira de Fuentes dentro da área.

O Rubro-Negro, mais presente no ataque, ampliou aos 30′, quando Juninho pegou sobra na área após finalização bloqueada de Arrascaeta e chutou rasteiro para anotar o segundo gol do clássico. Muito mais no abafa do que na organização, o Fluminense conseguiu descontar em gol de Keno, de cabeça, mantendo o duelo aberto para o segundo jogo da final.

FLUMINENSE 1×2 FLAMENGO

Final do Campeonato Carioca (Jogo de ida)
Data: 12/3/2025 (quarta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público e Renda: 39.120 presentes / R$ 2.641.941
Gols: Wesley, 5’/1ºT (0-1); Juninho, 30’/2ºT (0-2); Keno, 42’/2ºT (1-2).
FLUMINENSE: Fábio; Guga (Samuel Xavier, 32’/2ºT), Thiago Silva, Ignácio e Gabriel Fuentes; Otávio (Riquelme Felipe, 24’/2ºT), Martinelli e Jhon Arias; Serna (Hércules, 17’/2ºT), Cano (Everaldo, 17’/2ºT) e Canobbio (Keno, 32’/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Varela, 43’/2ºT); Pulgar (Allan, 43’/2ºT), De la Cruz (Evertton Araújo, 34’/2ºT), Arrascaeta (Matheus Gonçalves, 34’/2ºT) e Gerson; Luiz Araújo e Plata (Juninho, 20’/2ºT). Técnico: Filipe Luís.
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Gustavo Mota Correia
VAR: Jorge Fernando Rabello
Cartões Amarelos: Cano, Canobbio, Guga, Samuel Xavier, Martinelli (FLU); De la Cruz (FLA).
Cartões Vermelhos:

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
RJ
postado em 12/03/2025 23:44
x