Esportes

Deputado estrutura CPI para investigar a CBF

Deputado Federal, Coronel Meira (direita), do PL encaminhou um pedido para instauração de CPI para investigar gestão de Ednaldo Rodrigues na CBF

Deputado Federal, Coronel Meira (direita), do PL encaminhou um pedido para instauração de CPI para investigar gestão de Ednaldo Rodrigues na CBF -  (crédito: Fotos: Rafael Ribeiro / CBF e Divulgação / Câmara dos Deputados)
Deputado Federal, Coronel Meira (direita), do PL encaminhou um pedido para instauração de CPI para investigar gestão de Ednaldo Rodrigues na CBF - (crédito: Fotos: Rafael Ribeiro / CBF e Divulgação / Câmara dos Deputados)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) corre o risco de se tornar alvo de investigação da Câmara dos Deputados nos próximos dias. Afinal, o deputado federal Coronel Meira (PL/PE) estruturou e enviou uma oferta para averiguar possíveis atos ilegais da gestão de Ednaldo Rodrigues. O planejamento é a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a intenção de investigar algumas acusações, como conflito de interesses e espionagem interna.

A solicitação aponta para sinais alarmantes do uso ilícito do dinheiro que a CBF tem a sua disposição. Outras denúncias envolvem a criação de redes de influência política com objetivos sombrios. Ainda há depoimentos com indícios de assédio moral contra colaboradores e funcionários. Inclusive, um suposto conflito de interesses que envolve definições judiciais com a inclinação a um favorecimento direto ao atual presidente da entidade.

O intuito da CPI é expor os bastidores da CBF, que movimenta bilhões de reais a cada ano. Se a Comissão Parlamentar de Inquérito receber uma sinalização positiva, poderá chamar testemunhas com a intenção de colher seus depoimentos. Além disso, exigir a abertura de documentos sigilosos e a realização de audiências com dirigentes da entidade máxima do futebol brasileiro. Caso haja a identificação de práticas irregulares, há a possibilidade de causar mudanças impactantes na divisão hierárquica de comando da instituição.

Supostas práticas irregulares de dirigentes da CBF

De acordo com o jornalista Léo Dias, dirigentes da entidade decidiram a contratação de uma empresa especializada na instalação de câmeras. Assim, os cartolas orquestraram a instalação dos itens, de forma secreta, em um restaurante que alguns membros da instituição são clientes.

As acusações apontam que Ricardo Lima, presidente da Federação Baiana de Futebol deu o aval para essa instalação. O dirigente, aliás, já venceu eleição para se tornar vice-presidente da CBF no próximo mandato, que inicia em 2026.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook

RJ
postado em 14/04/2025 18:25
x